AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Cristiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263
Resumo: As tecnologias oferecem uma vasta gama de oportunidades para serem exploradas pelos professores em sala de aula ou em laboratório de informática. A cidade de Jaguariaí­va, localizada no Paraná, vem realizando os projetos ABC Digital, Sabichinhos e Mesas Digitais com o objetivo de melhorar a educação. Neste artigo é apresentada uma pesquisa para identificar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias desses projetos. O questionário continha questões com as dificuldades encontradas por professores na utilização de tecnologia, as quais foram obtidas a partir de trabalhos da literatura. As principais dificuldades identificadas estão relacionadas à instrumentalização para utilização de tecnologia, à distribuição de alunos por turma e à falta de tempo para explorar todos os recursos disponibilizados.
id UERN-5_9c53759c631eef7bb168e2f49a28bad2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3263
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAISTecnologia da informação e comunicação; Tecnologia educacional; Dificuldades de professoresAs tecnologias oferecem uma vasta gama de oportunidades para serem exploradas pelos professores em sala de aula ou em laboratório de informática. A cidade de Jaguariaí­va, localizada no Paraná, vem realizando os projetos ABC Digital, Sabichinhos e Mesas Digitais com o objetivo de melhorar a educação. Neste artigo é apresentada uma pesquisa para identificar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias desses projetos. O questionário continha questões com as dificuldades encontradas por professores na utilização de tecnologia, as quais foram obtidas a partir de trabalhos da literatura. As principais dificuldades identificadas estão relacionadas à instrumentalização para utilização de tecnologia, à distribuição de alunos por turma e à falta de tempo para explorar todos os recursos disponibilizados.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263/2987Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAcosta, CristianePansanato, Luciano Tadeu Esteves2022-01-06T11:07:00Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3263Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-01-06T11:07Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
title AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
spellingShingle AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
Acosta, Cristiane
Tecnologia da informação e comunicação; Tecnologia educacional; Dificuldades de professores
title_short AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
title_full AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
title_fullStr AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
title_full_unstemmed AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
title_sort AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM TECNOLOGIAS NOS PROJETOS ABC DIGITAL, SABICHINHOS E MESAS DIGITAIS
author Acosta, Cristiane
author_facet Acosta, Cristiane
Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
author_role author
author2 Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Cristiane
Pansanato, Luciano Tadeu Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação; Tecnologia educacional; Dificuldades de professores
topic Tecnologia da informação e comunicação; Tecnologia educacional; Dificuldades de professores
description As tecnologias oferecem uma vasta gama de oportunidades para serem exploradas pelos professores em sala de aula ou em laboratório de informática. A cidade de Jaguariaí­va, localizada no Paraná, vem realizando os projetos ABC Digital, Sabichinhos e Mesas Digitais com o objetivo de melhorar a educação. Neste artigo é apresentada uma pesquisa para identificar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias desses projetos. O questionário continha questões com as dificuldades encontradas por professores na utilização de tecnologia, as quais foram obtidas a partir de trabalhos da literatura. As principais dificuldades identificadas estão relacionadas à instrumentalização para utilização de tecnologia, à distribuição de alunos por turma e à falta de tempo para explorar todos os recursos disponibilizados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3263/2987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126324969472