POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, SIMONE GOMES
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ALVES, CRISTINA CORDEIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39402
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de implementação das políticas de ação afirmativa, em alguns países da América Latina, ou seja, Argentina, Brasil e Chile. Esses países se configuram como grandes representantes na adoção de políticas afirmativas, na educação superior, no contexto latino-americano. Para recursos de análise utilizou-se documentos e pesquisa em dados disponíveis em sites do Ministério da Educação dos respectivos países. Os resultados da presente pesquisa apontam que a configuração das políticas afirmativas se inserem em um processo decisório baseado no modelo Multiple Streams Framework, de modo que as tomadas de decisão necessitam de uma conjuntura política que dê subsídios para sua implementação e elaboração. Nesse sentido, ressalta-se que nos países analisados, as políticas afirmativas procuram atender as novas demandas da sociedade em busca de indivíduos mais qualificados e inclusos nas diversas esferas sociais, sendo a universidade um espaço fundamental para essa inserção. As políticas afirmativas, nesses países, seguem uma tendência mundial, mas ao mesmo tempo assume especificidades de cada país, no que se refere a cultura, etnia e estrutura da educação superior.
id UFSC_8347b431eacc0659d98825c1fa85dd24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/39402
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANASO presente trabalho analisa o processo de implementação das políticas de ação afirmativa, em alguns países da América Latina, ou seja, Argentina, Brasil e Chile. Esses países se configuram como grandes representantes na adoção de políticas afirmativas, na educação superior, no contexto latino-americano. Para recursos de análise utilizou-se documentos e pesquisa em dados disponíveis em sites do Ministério da Educação dos respectivos países. Os resultados da presente pesquisa apontam que a configuração das políticas afirmativas se inserem em um processo decisório baseado no modelo Multiple Streams Framework, de modo que as tomadas de decisão necessitam de uma conjuntura política que dê subsídios para sua implementação e elaboração. Nesse sentido, ressalta-se que nos países analisados, as políticas afirmativas procuram atender as novas demandas da sociedade em busca de indivíduos mais qualificados e inclusos nas diversas esferas sociais, sendo a universidade um espaço fundamental para essa inserção. As políticas afirmativas, nesses países, seguem uma tendência mundial, mas ao mesmo tempo assume especificidades de cada país, no que se refere a cultura, etnia e estrutura da educação superior.INPEAU2012-10-02T17:22:25Z2012-10-02T17:22:25Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39402COSTA, SIMONE GOMESALVES, CRISTINA CORDEIROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:14:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/39402Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
title POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
spellingShingle POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
COSTA, SIMONE GOMES
title_short POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
title_full POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
title_fullStr POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
title_full_unstemmed POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
title_sort POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
author COSTA, SIMONE GOMES
author_facet COSTA, SIMONE GOMES
ALVES, CRISTINA CORDEIRO
author_role author
author2 ALVES, CRISTINA CORDEIRO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, SIMONE GOMES
ALVES, CRISTINA CORDEIRO
description O presente trabalho analisa o processo de implementação das políticas de ação afirmativa, em alguns países da América Latina, ou seja, Argentina, Brasil e Chile. Esses países se configuram como grandes representantes na adoção de políticas afirmativas, na educação superior, no contexto latino-americano. Para recursos de análise utilizou-se documentos e pesquisa em dados disponíveis em sites do Ministério da Educação dos respectivos países. Os resultados da presente pesquisa apontam que a configuração das políticas afirmativas se inserem em um processo decisório baseado no modelo Multiple Streams Framework, de modo que as tomadas de decisão necessitam de uma conjuntura política que dê subsídios para sua implementação e elaboração. Nesse sentido, ressalta-se que nos países analisados, as políticas afirmativas procuram atender as novas demandas da sociedade em busca de indivíduos mais qualificados e inclusos nas diversas esferas sociais, sendo a universidade um espaço fundamental para essa inserção. As políticas afirmativas, nesses países, seguem uma tendência mundial, mas ao mesmo tempo assume especificidades de cada país, no que se refere a cultura, etnia e estrutura da educação superior.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-02T17:22:25Z
2012-10-02T17:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39402
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651899194310656