Do parquinho para a quadra: um estudo sobre a inserção escolar a partir da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rastelli, Giovana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216324
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.
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spelling Do parquinho para a quadra: um estudo sobre a inserção escolar a partir da educação físicaEducação físicaEducação infantilEnsino fundamentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.Atualmente, as crianças são inseridas com menos idade, e ainda com mais rapidez, em uma nova realidade que é o Ensino Fundamental. Assim, investigar o processo de inserção das crianças que recentemente saíram da Educação Infantil e que passam a frequentar o Ensino Fundamental se torna um desafio no cenário escolar. Nesse sentido, o estudo apresenta como objetivo geral analisar o envolvimento e a inserção das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Quanto aos objetivos específicos, identificar as relações estabelecidas entre criança-criança e criança-professora nas aulas de Educação Física do primeiro ano; descrever a prática pedagógica da professora de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental e compreender a percepção sobre a disciplina de Educação Física de crianças matriculadas no primeiro ano. A pesquisa é caracterizada como descritiva e possui uma abordagem qualitativa dos dados coletados. Participaram do estudo dez crianças que pertencem ao primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e a professora de Educação Física dessa mesma turma. Os dados foram coletados através da observação participante que durou aproximadamente dois meses, do grupo focal com as crianças, o qual foi dividido em dois grupos, sendo um realizado com o auxílio de um jogo, de desenhos e da entrevista semiestruturada com a professora. O tratamento dos dados foi realizado a partir da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software Nvivo 11.0, o qual possibilitou a criação das seguintes categorias: para a observação participante foram analisados o recreio, a brincadeira, as aulas de Educação Física, a gincana, o processo de alfabetização e a reunião de planejamento. Quanto ao grupo focal, a Educação Física, a brincadeira, a creche, a escola e o ser professor. Já com a entrevista semiestruturada, as categorias foram divididas em formação, prática pedagógica e crianças. Foi possível observar que as aulas de Educação Física estão fortemente relacionadas às concepções de brincadeira e são percebidas como um momento de distração e de movimentação mais livre, o que proporciona que a professora dessa disciplina tenha uma relação diferenciada com as crianças, pois ela é vista como um adulto que brinca. Além disso, percebeu-se que a docência no primeiro ano do Ensino Fundamental exige uma ação diferenciada no que se refere ao planejamento e a avaliação, para que seja possível favorecer e respeitar as singularidades das crianças que vivenciam essa etapa. A escola é entendida como um ambiente que as crianças gostam de frequentar, por visualizarem que ela está diretamente relacionada com as possibilidades de aprendizagem, o que a diferencia da pré-escola, que para as crianças proporciona somente momentos de brincadeiras. Ao final, pode-se concluir que as crianças percebem as diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, mas no momento da investigação, a nova rotina não se mostrou ser um fator problemático para elas.Abstract: Currently, children are inserted at a younger age, and even more quickly, in a new reality that is Elementary Education. Investigating the insertion process of children who have recently abandoned Early Childhood Education and attend elementary school becomes a challenge in the school scenario. In this sense, the study aims to analyze the involvement and insertion of children from the first year of elementary school in Physical Education classes. As for the specific objectives, identify the relationships established between child-child and child-teacher in Physical Education classes in the first year; describe the pedagogical practice of the Physical Education teacher in the first year of Elementary School and understand the perception of Physical Education in children enrolled in the first year. The research is characterized as descriptive and has a qualitative approach to the collected data. Ten children from the first year of elementary school of a school in the Municipal Education Network of Florianópolis participated in the study and the Physical Education teacher of the same class. Data were collected through participant observation, lasting approximately two months, from the focus group with the children, which was divided into two groups, one of which was carried out with the aid of play, drawings and semi-structured interview with the teacher. Data processing was performed using the content analysis technique, with the aid of the Nvivo 11.0 software, which made it possible to create the following categories: for participant observation, recess, games, Physical Education classes, gymkhana, the literacy process and the planning meeting. As for the focus group, Physical Education, playing, day care, school and being a teacher. Now, in the semi-structured interview, the categories were divided into training, teaching practice and children. It was possible to observe that the Physical Education classes are strongly related to the conceptions of playing and are perceived as a moment of distraction and freer movement, which allows the teacher of this discipline to have a different relationship with the children, as seen. like an adult who plays. In addition, it was noticed that teaching in the first year of elementary education requires a differentiated action in relation to planning and evaluation, so that it is possible to favor and respect the singularities of children who experience this stage. The school is understood as an environment in which children like to attend, as they perceive that it is directly related to the possibilities of learning, which differentiates it from preschool, which for children provides only moments of play. In the end, it can be concluded that children perceive the differences between Early Childhood Education and Elementary Education, but, at the time of the investigation, the new routine was not a problematic factor for them.Farias, Gelcemar OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaRastelli, Giovana2020-10-21T21:28:17Z2020-10-21T21:28:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il., gráfs.application/pdf370431https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216324porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216324Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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