A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Eduarda Vieira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4860
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.
id UFRPE_ad4ca31d2b39f661af90fbfbe5a96581
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4860
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.Educação FísicaEducação InfantilEnsino FundamentalBrincadeirasEste estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.This study aims to understand the transition process from Kindergarten to Elementary School, recognizing students' right to school education and learning, as well as identifying the role of Physical Education and its relationship with play in this context, contributing to the discussion of this theme in the training of Physical Education teachers and their practice in the classroom. The research was carried out using the Kindergarten qualitative method and was developed through the critical analysis of scientific articles and official documents related to the theme, therefore being a bibliographic-documentary research. This study highlights the changes in Brazilian educational laws regarding Kindergarten and Elementary School, and the impacts generated by changes in the teaching transition process, taking into consideration the uniqueness and comprehensiveness of the child and the childhood period. Moreover, the research also revealed what official documents present about how the transition process should occur in Physical Education. Therefore, the study contributed to understanding the transition process from Kindergarten to Elementary School, pointing out the importance of play in this process, as well as the importance of connections and continuity of learning between the two stages of education, besides presenting the need for studies and the development of documents focused on the theme of teaching transition in the field of Physical Education.BrasilPaiva, Andréa Carla dehttp://lattes.cnpq.br/7955853296079027http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Melo, Maria Eduarda Vieira de2023-08-15T20:29:08Z2023-08-15T20:29:08Z2023-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfMELO, Maria Eduarda Vieira de. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da educação física sobre a brincadeira. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4860porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-15T20:29:13Zoai:dspace:123456789/4860Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-15T20:29:13Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
title A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
spellingShingle A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
Melo, Maria Eduarda Vieira de
Educação Física
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincadeiras
title_short A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
title_full A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
title_fullStr A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
title_full_unstemmed A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
title_sort A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da Educação Física sobre a brincadeira.
author Melo, Maria Eduarda Vieira de
author_facet Melo, Maria Eduarda Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Andréa Carla de
http://lattes.cnpq.br/7955853296079027
http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Eduarda Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincadeiras
topic Educação Física
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincadeiras
description Este estudo tem como objetivo compreender o processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, reconhecendo o direito dos estudantes à educação escolar e à aprendizagem, bem como identificando o papel da Educação Física e sua relação com a brincadeira nesse contexto, contribuindo com a discussão desta temática na formação de professores de Educação Física e sua prática em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, sendo elaborada mediante a análise crítica de artigos científicos e documentos oficiais relacionados à temática, tratando-se portanto, de uma pesquisa bibliográfica-documental. Este estudo evidencia as mudanças nas leis educacionais brasileiras direcionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e quais os impactos gerados pelas mudanças no processo de transição de ensino, levando em consideração a singularidade e integralidade da criança e o período infantil, além disso, a pesquisa também evidenciou o que os documentos oficiais apresentam sobre como deve ocorrer o processo de transição na Educação Física. Dessa maneira, o estudo colaborou para a compreensão acerca do processo de transição do ensino da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, apontando a importância da brincadeira nesse processo, como também a importância das conexões e da continuidade das aprendizagens entre as duas etapas de ensino, além de apresentar a necessidade de estudos e da construção de documentos direcionados à temática da transição do ensino na área da Educação Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T20:29:08Z
2023-08-15T20:29:08Z
2023-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Maria Eduarda Vieira de. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da educação física sobre a brincadeira. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4860
identifier_str_mv MELO, Maria Eduarda Vieira de. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um olhar da educação física sobre a brincadeira. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277164589154304