O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Tainá Torres
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_853a054cd0a8719238048748c83194a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254794
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica. Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ensino dos clássicos na escola se relaciona com a defesa de uma educação emancipatória. Para realizar essa investigação considerou-se necessário primeiro definir o que seria uma educação emancipatória, para, então, adentrar na problemática central desta investigação. A conceituação da compreensão de “clássico” no ensino foi realizada a partir de duas ações metodológicas gerais: um diálogo com as obras de referência da pedagogia histórico-crítica (Escola e Democracia, 1983 e Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, 1991; de Demerval Saviani) e um diálogo com autores contemporâneos comprometidos em desenvolver essa teoria pedagógica. Como síntese, a partir dessa elaboração, destacam-se algumas temáticas orientadoras para a compreensão do “clássico” no ensino, sendo elas: a necessidade humana que gera o conhecimento é o critério principal para a seleção e organização dos conteúdos a serem ensinados; a apreensão da cultura historicamente produzida pela humanidade no trabalho escolar não se confunde ao ensino da “cultura erudita” em oposição à “cultura popular”; a impossibilidade de conceber a educação desvinculando-a da sociedade de classes em que vivemos. Desta forma, fica a relevância de alçar a discussão em relação ao conteúdo como basilar para a organização de um trabalho educativo que se coloque no movimento de construção de uma educação emancipadora.Florianópolis, SC.Nascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa Catarina.Mesquita, Tainá Torres2024-03-19T23:36:30Z2024-03-19T23:36:30Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T23:36:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T23:36:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
title O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
Mesquita, Tainá Torres
. Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica.
title_short O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
title_sort O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
author Mesquita, Tainá Torres
author_facet Mesquita, Tainá Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Carolina Pichetti
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Tainá Torres
dc.subject.por.fl_str_mv . Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica.
topic . Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-03-19T23:36:30Z
2024-03-19T23:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406176612352