O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_853a054cd0a8719238048748c83194a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254794 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica. Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ensino dos clássicos na escola se relaciona com a defesa de uma educação emancipatória. Para realizar essa investigação considerou-se necessário primeiro definir o que seria uma educação emancipatória, para, então, adentrar na problemática central desta investigação. A conceituação da compreensão de “clássico” no ensino foi realizada a partir de duas ações metodológicas gerais: um diálogo com as obras de referência da pedagogia histórico-crítica (Escola e Democracia, 1983 e Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, 1991; de Demerval Saviani) e um diálogo com autores contemporâneos comprometidos em desenvolver essa teoria pedagógica. Como síntese, a partir dessa elaboração, destacam-se algumas temáticas orientadoras para a compreensão do “clássico” no ensino, sendo elas: a necessidade humana que gera o conhecimento é o critério principal para a seleção e organização dos conteúdos a serem ensinados; a apreensão da cultura historicamente produzida pela humanidade no trabalho escolar não se confunde ao ensino da “cultura erudita” em oposição à “cultura popular”; a impossibilidade de conceber a educação desvinculando-a da sociedade de classes em que vivemos. Desta forma, fica a relevância de alçar a discussão em relação ao conteúdo como basilar para a organização de um trabalho educativo que se coloque no movimento de construção de uma educação emancipadora.Florianópolis, SC.Nascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa Catarina.Mesquita, Tainá Torres2024-03-19T23:36:30Z2024-03-19T23:36:30Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T23:36:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T23:36:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
title |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica Mesquita, Tainá Torres . Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica. |
title_short |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
O clássico no ensino: diálogos a partir da pedagogia histórico-crítica |
author |
Mesquita, Tainá Torres |
author_facet |
Mesquita, Tainá Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Carolina Pichetti Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Tainá Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica. |
topic |
. Conteúdo clássico. 2. Ensino. 3. Emancipação humana. 4. Pedagogia histórico-crítica. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 2024-03-19T23:36:30Z 2024-03-19T23:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406176612352 |