Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janielly Souza dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241735
Resumo: Pensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória-descritiva de cunho qualitativa. Em um primeiro momento, na exibição do filme Guerra de Canudos, seguida de debate; na sequência foram escolhidas cenas do filme para serem reproduzidas pelos alunos, estes divididos em grupos. Após a construção/reprodução das cenas, elas foram exibidas para a turma e avaliado o trabalho realizado, a partir de debates e produção escrita de questionários. Os procedimentos analíticos dos dados coletados, junto aos debates e aos questionários, foram realizados por análise temática. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que às reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar.
id UFSC_85a580e42013fb7a587fc2bbd87113f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241735
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em históriaCorpoTecnologias digitaisEnsino-AprendizagemPensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória-descritiva de cunho qualitativa. Em um primeiro momento, na exibição do filme Guerra de Canudos, seguida de debate; na sequência foram escolhidas cenas do filme para serem reproduzidas pelos alunos, estes divididos em grupos. Após a construção/reprodução das cenas, elas foram exibidas para a turma e avaliado o trabalho realizado, a partir de debates e produção escrita de questionários. Os procedimentos analíticos dos dados coletados, junto aos debates e aos questionários, foram realizados por análise temática. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que às reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar.2022-10-31T12:18:05Z2022-10-31T12:18:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241735Santos, Janielly Souza dosOliveira, Márcio Romeu Ribas deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-10T21:09:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-10T21:09:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
title Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
spellingShingle Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
Santos, Janielly Souza dos
Corpo
Tecnologias digitais
Ensino-Aprendizagem
title_short Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
title_full Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
title_fullStr Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
title_full_unstemmed Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
title_sort Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história
author Santos, Janielly Souza dos
author_facet Santos, Janielly Souza dos
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
author_role author
author2 Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janielly Souza dos
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Tecnologias digitais
Ensino-Aprendizagem
topic Corpo
Tecnologias digitais
Ensino-Aprendizagem
description Pensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória-descritiva de cunho qualitativa. Em um primeiro momento, na exibição do filme Guerra de Canudos, seguida de debate; na sequência foram escolhidas cenas do filme para serem reproduzidas pelos alunos, estes divididos em grupos. Após a construção/reprodução das cenas, elas foram exibidas para a turma e avaliado o trabalho realizado, a partir de debates e produção escrita de questionários. Os procedimentos analíticos dos dados coletados, junto aos debates e aos questionários, foram realizados por análise temática. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que às reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-31T12:18:05Z
2022-10-31T12:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241735
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652325474009088