ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD).
id UFSC_875177201058127a59f149bf5c8787cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240383
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIOAutistas. Biologia. Ensino Médio.Autistic. Biology. High School.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD).O objetivo central deste trabalho compreender o processo de inclusão de alunos autistas nas aulas de Biologia e de que forma ocorre seu desenvolvimento no processo de Inclusão durante o ensino médio do Estado de Santa Catarina. Centramos a construção do trabalho em uma pesquisa teórica metodológica descritiva e propositiva, a fim de construir uma fundamentação teórica respaldada na literatura especializada da área de psicologia e saúde, buscando conceituar e caracterizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os processos inclusivos e como está estruturada a disciplina de Biologia nas diretrizes estaduais. Como proposta de metodologia prática, construímos um cenário propositivo de atividades que podem ser utilizadas nas aulas e servirem de base para que professores possam encontrar caminhos para uma efetiva inclusão dos alunos com TEA. O conceito de inclusão utilizado neste trabalho leva em conta a participação ativa do público alvo desses processos como sujeitos de direitos e que devem receber uma educação efetivamente consistente. Terminando a pesquisa abriram-se possibilidades para pesquisas ampliadas sobre o tema, aplicando inclusive a metodologia e as experimentações em processos inclusivos.The main objective of this work is to understand the process of inclusion of autistic students in Biology classes and how their development occurs in the Inclusion process during high school in the State of Santa Catarina. We focused the construction of the work on a descriptive and proposi-tional theoretical methodological research, in order to build a theoretical foundation supported by the specialized literature in the area of psychology and health, seeking to conceptualize and char-acterize Autism Spectrum Disorder (ASD), the inclusive processes and how the discipline of Biol-ogy is structured in state guidelines. As a proposal for a practical methodology, we built a propo-sitional scenario of activities that can be used in classes and serve as a basis for teachers to find ways to effectively include students with ASD. The concept of inclusion used in this work takes into account the active participation of the target audience of these processes as subjects of rights and who must receive an effectively consistent education. At the end of the research, possibilities were opened for expanded research on the subject, including the application of methodology and experimentation in inclusive processes.Florianópolis, SC.SACHINSKI, IVANILDOUniversidade Federal de Santa Catarina.HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA2022-10-03T18:46:13Z2022-10-03T18:46:13Z2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-10-03T18:46:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240383Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-03T18:46:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
title ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA
Autistas. Biologia. Ensino Médio.
Autistic. Biology. High School.
title_short ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
title_full ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
title_sort ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
author HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA
author_facet HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SACHINSKI, IVANILDO
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA
dc.subject.por.fl_str_mv Autistas. Biologia. Ensino Médio.
Autistic. Biology. High School.
topic Autistas. Biologia. Ensino Médio.
Autistic. Biology. High School.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-03T18:46:13Z
2022-10-03T18:46:13Z
2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652076984565760