ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD). |
id |
UFSC_875177201058127a59f149bf5c8787cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240383 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIOAutistas. Biologia. Ensino Médio.Autistic. Biology. High School.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD).O objetivo central deste trabalho compreender o processo de inclusão de alunos autistas nas aulas de Biologia e de que forma ocorre seu desenvolvimento no processo de Inclusão durante o ensino médio do Estado de Santa Catarina. Centramos a construção do trabalho em uma pesquisa teórica metodológica descritiva e propositiva, a fim de construir uma fundamentação teórica respaldada na literatura especializada da área de psicologia e saúde, buscando conceituar e caracterizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os processos inclusivos e como está estruturada a disciplina de Biologia nas diretrizes estaduais. Como proposta de metodologia prática, construímos um cenário propositivo de atividades que podem ser utilizadas nas aulas e servirem de base para que professores possam encontrar caminhos para uma efetiva inclusão dos alunos com TEA. O conceito de inclusão utilizado neste trabalho leva em conta a participação ativa do público alvo desses processos como sujeitos de direitos e que devem receber uma educação efetivamente consistente. Terminando a pesquisa abriram-se possibilidades para pesquisas ampliadas sobre o tema, aplicando inclusive a metodologia e as experimentações em processos inclusivos.The main objective of this work is to understand the process of inclusion of autistic students in Biology classes and how their development occurs in the Inclusion process during high school in the State of Santa Catarina. We focused the construction of the work on a descriptive and proposi-tional theoretical methodological research, in order to build a theoretical foundation supported by the specialized literature in the area of psychology and health, seeking to conceptualize and char-acterize Autism Spectrum Disorder (ASD), the inclusive processes and how the discipline of Biol-ogy is structured in state guidelines. As a proposal for a practical methodology, we built a propo-sitional scenario of activities that can be used in classes and serve as a basis for teachers to find ways to effectively include students with ASD. The concept of inclusion used in this work takes into account the active participation of the target audience of these processes as subjects of rights and who must receive an effectively consistent education. At the end of the research, possibilities were opened for expanded research on the subject, including the application of methodology and experimentation in inclusive processes.Florianópolis, SC.SACHINSKI, IVANILDOUniversidade Federal de Santa Catarina.HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA2022-10-03T18:46:13Z2022-10-03T18:46:13Z2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-10-03T18:46:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240383Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-03T18:46:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA Autistas. Biologia. Ensino Médio. Autistic. Biology. High School. |
title_short |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
author |
HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA |
author_facet |
HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SACHINSKI, IVANILDO Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HUDZINSKI, SABRINA APARECIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autistas. Biologia. Ensino Médio. Autistic. Biology. High School. |
topic |
Autistas. Biologia. Ensino Médio. Autistic. Biology. High School. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (EaD). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03T18:46:13Z 2022-10-03T18:46:13Z 2022-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652076984565760 |