O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016. |
id |
UFSC_8760f126c8631475331a34eb23a673df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168112 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidadeDesignGestão de designMarca de produtosAspectos ambientaisFestivais de musicaAspectos ambientaisSustentabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016.O presente estudo caracteriza um relatório de pesquisa sobre a oferta de produtos, como canecas, copos ou outros recipientes, para o consumo de bebidas em eventos de grande porte, especialmente, festivais de música. São consideradas as possibilidades desses produtos como recursos funcionais e marcas de sustentabilidade socioambiental. Primeiramente, a pesquisa realizada foi caracterizada como estudo exploratório, visando à identificação e à seleção de fontes de pesquisa. Em seguida, houve estudos teóricos, descrição das informações encontradas e interpretação do material pesquisado, de acordo com a teoria estudada. Portanto, no geral, a pesquisa realizada é caracterizada como descritiva , porque descreve e considera criticamente a oferta dos produtos estudados, especialmente, com relação à utilização ou ao aprimoramento dos mesmos, como marcas de sustentabilidade socioambiental. Assim, foi realizado um estudo que envolve gestão e produção na área de Design, considerando-se as propriedades funcionais e estético-simbólicas de um tipo de produto denominado de Sustaincup, com relação às necessidades de desenvolvimento efetivamente sustentável e de boa comunicação das ações que visam a responsabilidade socioambiental nos negócios. Enfim, em decorrência de buscas realizadas na rede Internet, houve a identificação, seleção e descrição crítica de diferentes ofertas de produtos que, seguindo a categorização desta pesquisa, foram reconhecidos como do tipo Sustaincup. Os resultados apresentados oferecem informações para orientar as decisões de designers, gestores e promotores de eventos, entre outros interessados na produção, aquisição e utilização de produtos como canecas, copos ou outros recipientes para bebidas. Apesar das dificuldades descritas, considera-se que o aprimoramento de projetos e processos possibilita que os produtos do tipo Sustaincup atuem como recurso funcional eficiente e marca de responsabilidade socioambiental em eventos de grande porte, como os festivais de música.<br>Abstract : The present study characterizes a research report that describes the supply of products such as mugs, cups or containers, for the consumption of drinks at major events, especially music festivals. It is considered the products supply possibilities as functional resources, social and environmental sustainable brand. First, the survey was characterized as an exploratory study, aiming at the identification and selection of research sources. Then there were theoretical studies, description of the information found and interpretation of researched material, according to the theory studied. So overall, the survey is characterized as "descriptive" because it describes and critically considers the offer of the products studied, especially in respect to the use or improvement thereof, as marks of social and environmental sustainability. Thus, a study was conducted involving management and production in the Design area, considering the functional and aestheticsymbolic properties of a type of product called Sustaincup, regarding to its effectively sustainable development needs and good communication of the actions aimed at environmental responsibility in business. Nevertheless, as a result of searches conducted on the Internet, there was the identification, selection and critical description of different product offerings that, following the categorization of this research have been recognized as the type Sustaincup. The results presented provide information to guide designers decisions, managers and promoters, and others interested in the production, acquisition and use of products mugs, cups or containers for drinks. Despite the difficulties described, it is considered that the improvement projects and processes enables Sustaincup brand products act as efficient functional resource and environmental responsibility mark in major events such as music festivals.Sousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaPaixão, Cláudia Resem2016-09-20T04:54:11Z2016-09-20T04:54:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il.application/pdf340716https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:54:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:54:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
title |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
spellingShingle |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade Paixão, Cláudia Resem Design Gestão de design Marca de produtos Aspectos ambientais Festivais de musica Aspectos ambientais Sustentabilidade |
title_short |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
title_full |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
title_fullStr |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
title_sort |
O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade |
author |
Paixão, Cláudia Resem |
author_facet |
Paixão, Cláudia Resem |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Richard Perassi Luiz de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Cláudia Resem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Gestão de design Marca de produtos Aspectos ambientais Festivais de musica Aspectos ambientais Sustentabilidade |
topic |
Design Gestão de design Marca de produtos Aspectos ambientais Festivais de musica Aspectos ambientais Sustentabilidade |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20T04:54:11Z 2016-09-20T04:54:11Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
340716 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112 |
identifier_str_mv |
340716 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
110 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652352842891264 |