Avaliação de sistemas de prioridade para o transporte coletivo em um corredor urbano em Florianópolis/SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197507 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Avaliação de sistemas de prioridade para o transporte coletivo em um corredor urbano em Florianópolis/SCPrioridade para transporte coletivotransporte coletivomicrossimulação de tráfegoAimsunTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O intenso tráfego de automóveis no meio urbano acentua os problemas da mobilidade e resulta em impactos negativos sobre a qualidade de vida. Como alternativa, é recomendado um maior enfoque no transporte coletivo com o intuito de atrair mais passageiros e reduzir o número de veículos trafegando nas vias. Uma das formas de aumentar a atratividade do transporte coletivo é aumentar a sua prioridade nas vias de tráfego. Diversas técnicas são documentadas na literatura e há registros de implementação em diferentes cidades. Este trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da aplicação de medidas de priorização do transporte coletivo em um corredor urbano na cidade de Florianópolis/SC. A análise foi realizada através da microssimulação de tráfego. Foram propostos três cenários alternativos, com diferentes sistemas de priorização: faixas exclusivas para ônibus, faixas exclusivas para ônibus com priorização semafórica e pré-semáforo. Foi realizada contagem de tráfego em campo, cujo resultado foi utilizado como demanda no modelo de microssimulação do cenário atual. O cenário atual foi validado com dados de campo. A demanda atual foi projetada para o ano de 2028, e foi utilizada para simular o cenário sem alterações e os alternativos. Foi realizada a comparação de desempenho de todos os cenários. O cenário com faixas exclusivas e priorização semafórica apresentou maiores benefícios à operação do transporte coletivo, seguido do cenário com apenas faixas exclusivas e, por último, o cenário com pré-semáforo.The intense car traffic in the urban environment emphasizes mobility problems and results in negative impacts on the quality of life. Alternatively, a greater focus on the public transit is recommended in order to attract more passengers and reduce the number of vehicles traveling on the roads. One of the ways to increase the attractiveness of public transit is to increase its priority in traffic routes. Several techniques are documented in the literature and there are implementation records in different cities. This study has as main objective to analyze the impact of the application of public transit priority in an urban corridor in the city of Florianópolis/SC. The analysis was performed using traffic microsimulation. Three alternative scenarios were proposed, with different priority systems: dedicated bus lanes, dedicated bus lanes with signal priority and pre-signal. Field data collection was performed, the result of which was used as a demand in the microsimulation model of the current scenario. The current scenario was validated with field data. The current demand was projected for the year 2028 and was used to simulate the scenario without changes and the alternatives. Performance comparison of all scenarios was performed. The scenario with dedicated bus lanes with signal priority presented greater benefits to the public transit operation, followed by the scenario with only dedicated bus lanes and, finally, the scenario with pre-signal.Florianópolis, SCCoelho, Alexandre HeringUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Jéssica2019-07-12T01:51:16Z2019-07-12T01:51:16Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197507info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T01:51:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T01:51:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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