Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_87b87d347ccfad1f1bbb3a87905a7d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84236 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classrooomsLiteraturaLingua inglesaLeituraEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Recentemente tem-se presenciado um crescente número de estudos sobre o ensino de leitura através de estratégias de leitura em escolas brasileiras, Alguns desses estudos analisam o ensino de leitura em aulas de ensino fundamental e médio a partir de uma perspectiva cognitiva e outras pesquisam a interação em sala de aula em aulas de leitura nestes mesmos níveis e também em nível superior, a partir de uma perspectiva crítica. Entretendo, este tipo de pesquisa em aulas de Inglês Instrumental (ESP) tem se desenvolvido de forma a apresentar um visão geral do ensino de estratégias de leitura, sem analisar como este ensino realmente acontece em salas de aula de Inglês Instrumental. A fim de preencher esta lacuna, este estudo baseado numa Perspectiva Sociocultural ( embasada nos trabalhos de Vygotsky, 1978, 1986 e seus seguidores) investiga como o ensino de leitura acontece em duas salas de aula de Inglês Instrumental e o que os dois respectivos professores pensam sobre esta metodologia de ensino. Portanto, os dados para este estudo vêm de duas turmas de Inglês Instrumental: uma de uma escola pública em Florianópolis, SC e outra de um escola particular em Pata Branco, PR, das quais 9 aulas foram observadas, áudio e vídeo gravadas e os professores foram entrevistados, Os dados analisados revelaram que os professores investigados instruem seus alunos a usarem estratégias de leitura dos tipos to-down e bottom-up. Tais estratégias são mediadas através de diálogo e outros mecanismos semióticos para atender às necessidades dos alunos e alcançar os objetivos dos cursos. Este estudo também indicou que os professores objetivam conscientizar seus alunos sobre a importância do uso de estratégias de leitura e fazer com que os mesmos as utilizem de forma consciente e independente na compreensão de textos específicos e gerais.Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaDenardi, Didiê Ana Ceni2012-10-20T07:31:35Z2012-10-20T07:31:35Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 138 f.| tabs.application/pdf189922http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T07:31:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T07:31:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
title |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
spellingShingle |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms Denardi, Didiê Ana Ceni Literatura Lingua inglesa Leitura Estudo e ensino |
title_short |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
title_full |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
title_fullStr |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
title_full_unstemmed |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
title_sort |
Investigating strategic reading instruction from a sociocultural perspective in two brazilian ESP classroooms |
author |
Denardi, Didiê Ana Ceni |
author_facet |
Denardi, Didiê Ana Ceni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Gloria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denardi, Didiê Ana Ceni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa Leitura Estudo e ensino |
topic |
Literatura Lingua inglesa Leitura Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T07:31:35Z 2012-10-20T07:31:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
189922 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236 |
identifier_str_mv |
189922 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iv, 138 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652308315111424 |