Is strategic planning enough?: investigating the impact of two types of strategy instruction on students' oral planned performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187086 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017. |
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Is strategic planning enough?: investigating the impact of two types of strategy instruction on students' oral planned performanceLíngua inglesaPlanejamento estratégicoEnsino integradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.Abstract : This doctoral dissertation presents the outcome of a study that aimed at investigating the impact of two types of strategy instruction - integrated and isolated - on learners' oral planned performance at the level of complexity, accuracy, fluency, and adequacy. The study also aimed at examining the use of adequacy as an additional measure to assess speech performance and establishing learners' perception about the process they underwent during the data collection. Three groups from Extracurricular/ UFSC participated in the study. The treatment for each group was randomly assigned. The integrated group had 11 students and received strategy instruction on how to plan during their regular English lessons; the isolated group had 12 students and received an entire lesson on how to plan; and the control group had 11 students and received no instruction whatsoever. In total, there were 34 Brazilian participants with intermediate proficiency level in English as a second language controlled by a proficiency test. The groups performed two then-and-there picture-cued narrative tasks after 10 minutes of planning before and after treatment. Their oral performance in both tasks was recorded. Moreover, right after the performance of each task, participants filled in a post-task questionnaire with the intention of collecting their perception on the process. Quantitative and qualitative analyses were conducted. Quantitative results showed that the isolated group improved their oral performance in terms of accuracy and adequacy, the integrated group in terms of adequacy only, and the control group did not present any improvement. In addition, quantitative results also showed that adequacy may be considered a separate speech dimension, since the measure adopted in the study assessed specific aspects of speech performance such as the text structure, clarity, and appeal. Qualitative results showed that participants perceived both the planning time and the instructional session(s) as beneficial. Furthermore, participants from the experimental groups opted by the use of different strategies while planning the second task. All in all, these findings can contribute to both the fields of Second Language Acquisition and Language Pedagogy, building a stronger interface between them.Esta tese de doutoramento apresenta o resultado de um estudo que investigou o impacto de dois tipos de ensino de estratégias - integrado e isolado - na produção oral planejada em nível de complexidade, acurácia, fluência e adequação. O estudo também teve como objetivo examinar o uso da adequação como uma medida adicional para avaliar a produção oral e desvendar a percepção dos alunos a respeito do processo que eles foram submetidos. Três grupos do Extracurricular/UFSC participaram do estudo e para cada um, um tratamento foi aleatoriamente atribuído. O grupo integrado, composto por 11 alunos, recebeu instrução em como planejar durante as aulas regulares de língua inglesa; o grupo isolado, composto por 12 alunos, recebeu uma aula inteira sobre como planejar; e o grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento. No total, havia 34 participantes brasileiros com nível de proficiência intermediário em língua inglesa como segunda língua. Os grupos realizaram duas tarefas narrativas precedidas por 10 minutos de planejamento cada antes e depois do tratamento. A produção oral dos alunos foi gravada e logo após a realização de cada tarefa transcrita e usada para fins de análise quantitativa. Além do mais, os participantes preencheram um questionário com o intuito de coletar as suas percepções sobre o processo. Os resultados quantitativos mostraram que o grupo isolado melhorou sua produção oral em termos de acurácia e adequação, o grupo integrado melhorou sua produção somente em termos de adequação e o grupo controle não apresentou nenhuma melhora significativa. Ademais, os resultados também demonstraram que a adequação pode ser considerada uma dimensão separada, já que a medida usada nesse estudo avaliou aspectos específicos da produção oral, tais como: estrutura textual, clareza e apelo. Os resultados qualitativos mostraram que os participantes perceberam tanto o momento de planejamento quanto as sessões instrucionais como beneficiais. Ainda, os participantes dos grupos experimentais optaram pelo uso de estratégias diferentes enquanto planejavam a segunda tarefa. No mais, os resultados aqui apresentados podem contribuir para os campos da Aquisição de Segunda Língua e Ensino de Línguas, construindo uma interface mais consolidada entre os dois.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaSpecht, André Luís2018-06-16T04:03:55Z2018-06-16T04:03:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.| il., tabs.application/pdf352177https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187086engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-16T04:03:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-16T04:03:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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