Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799
Resumo: Resumo Este artigo foca na análise de um modo de olhar e representar registrados em plantas de fortificações militares. As hipóteses teóricas partem de uma reflexão sobre a construção e a representação do espaço militarizado no âmbito da atividade matemática, para se compreender como a operação do olhar se tornou um olhar geometrizado e, como se criaram e usaram saberes matemáticos para representar com a técnica da perspectiva. A análise é feita em plantas militares de fortificações norte-americanas dos séculos XVII e XVIII, de acordo com os preceitos dos tratados de engenharia militar. Conclui-se que um conhecimento matemático aplicado a uma prática histórica pode ser um exercício, na formação de professores, para compreender práticas de olhar em educação matemática, assim como para desenvolver atividades de visualização no ensino e aprendizagem de matemática. Palavras-chave: Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual. Military Iconography and the Practice of Looking: resonance in mathematical visualization Abstract This paper focuses on the analysis of one way of looking at and representing plans of military forts. Theoretical assumptions come from the reflections on the construction and representation of militarized space in mathematical activity, to understand how the operation of perception has become geometrical and how they have created and used mathematical knowledge to represent using technical perspective theory. Analysis is conducted of military plans or architectural designs of American forts in the seventeenth and eighteenth centuries, in accordance with the teachings and rules found in the treaties of military engineering. We conclude that mathematical knowledge applied to an historical practice can be an exercise, in teacher education, to understand practices of looking in mathematics education as well as to develop activities of visualization in the teaching and learning of mathematics. Keywords: Mathematical Visualization. History of Mathematics. Geometrization of the Gaze. Visual Culture.
id UNESP-14_f45c628d0fef02daa274ffa554a2f95f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5799
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemáticaVisualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual. Resumo Este artigo foca na análise de um modo de olhar e representar registrados em plantas de fortificações militares. As hipóteses teóricas partem de uma reflexão sobre a construção e a representação do espaço militarizado no âmbito da atividade matemática, para se compreender como a operação do olhar se tornou um olhar geometrizado e, como se criaram e usaram saberes matemáticos para representar com a técnica da perspectiva. A análise é feita em plantas militares de fortificações norte-americanas dos séculos XVII e XVIII, de acordo com os preceitos dos tratados de engenharia militar. Conclui-se que um conhecimento matemático aplicado a uma prática histórica pode ser um exercício, na formação de professores, para compreender práticas de olhar em educação matemática, assim como para desenvolver atividades de visualização no ensino e aprendizagem de matemática. Palavras-chave: Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual. Military Iconography and the Practice of Looking: resonance in mathematical visualization Abstract This paper focuses on the analysis of one way of looking at and representing plans of military forts. Theoretical assumptions come from the reflections on the construction and representation of militarized space in mathematical activity, to understand how the operation of perception has become geometrical and how they have created and used mathematical knowledge to represent using technical perspective theory. Analysis is conducted of military plans or architectural designs of American forts in the seventeenth and eighteenth centuries, in accordance with the teachings and rules found in the treaties of military engineering. We conclude that mathematical knowledge applied to an historical practice can be an exercise, in teacher education, to understand practices of looking in mathematics education as well as to develop activities of visualization in the teaching and learning of mathematics. Keywords: Mathematical Visualization. History of Mathematics. Geometrization of the Gaze. Visual Culture.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42A (2012); p. 87-1031980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799/4421Flores, Cláudia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-21T06:06:36Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5799Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-05-21T06:06:36Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
title Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
spellingShingle Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
Flores, Cláudia Regina
Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual.
title_short Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
title_full Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
title_fullStr Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
title_full_unstemmed Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
title_sort Iconografia Militar e Práticas do Olhar: ressonâncias na visualização matemática
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual.
topic Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual.
description Resumo Este artigo foca na análise de um modo de olhar e representar registrados em plantas de fortificações militares. As hipóteses teóricas partem de uma reflexão sobre a construção e a representação do espaço militarizado no âmbito da atividade matemática, para se compreender como a operação do olhar se tornou um olhar geometrizado e, como se criaram e usaram saberes matemáticos para representar com a técnica da perspectiva. A análise é feita em plantas militares de fortificações norte-americanas dos séculos XVII e XVIII, de acordo com os preceitos dos tratados de engenharia militar. Conclui-se que um conhecimento matemático aplicado a uma prática histórica pode ser um exercício, na formação de professores, para compreender práticas de olhar em educação matemática, assim como para desenvolver atividades de visualização no ensino e aprendizagem de matemática. Palavras-chave: Visualização Matemática. História da Matemática. Geometrização do Olhar. Cultura Visual. Military Iconography and the Practice of Looking: resonance in mathematical visualization Abstract This paper focuses on the analysis of one way of looking at and representing plans of military forts. Theoretical assumptions come from the reflections on the construction and representation of militarized space in mathematical activity, to understand how the operation of perception has become geometrical and how they have created and used mathematical knowledge to represent using technical perspective theory. Analysis is conducted of military plans or architectural designs of American forts in the seventeenth and eighteenth centuries, in accordance with the teachings and rules found in the treaties of military engineering. We conclude that mathematical knowledge applied to an historical practice can be an exercise, in teacher education, to understand practices of looking in mathematics education as well as to develop activities of visualization in the teaching and learning of mathematics. Keywords: Mathematical Visualization. History of Mathematics. Geometrization of the Gaze. Visual Culture.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5799/4421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42A (2012); p. 87-103
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874382069760