Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wagner, Débora Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567
Resumo: Este artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar.
id UFSC_1ca1a034b35a311adbabef48c4477eff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202567
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemáticaPesquisa em Educação MatemáticaArteVisualizaçãoEste artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar.2019-12-09T14:56:27Z2019-12-09T14:56:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T14:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
title Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
spellingShingle Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
Flores, Cláudia Regina
Pesquisa em Educação Matemática
Arte
Visualização
title_short Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
title_full Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
title_fullStr Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
title_full_unstemmed Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
title_sort Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
author_role author
author2 Wagner, Débora Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em Educação Matemática
Arte
Visualização
topic Pesquisa em Educação Matemática
Arte
Visualização
description Este artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-09T14:56:27Z
2019-12-09T14:56:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651980919275520