Infraestrutura no Brasil: fontes de financiamento e estudo de caso sobre o Corredor Ferroviário de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanoello, Daniel Luís
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218492
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Infraestrutura no Brasil: fontes de financiamento e estudo de caso sobre o Corredor Ferroviário de Santa CatarinaDebêntures incentivadasInfraestruturaInvestimentoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A partir da década de 80, os investimentos em infraestrutura no Brasil passaram a decair como porcentagem do PIB. Tais sucessivos anos de subfinanciamento resultaram em estruturais deficiências em quantidade e qualidade de obras de energia, transporte, saneamento e telecomunicações. Esta falta de recursos, afeta negativamente a competitividade da indústria brasileira e o bem-estar da população. De forma agravante, o Brasil, passou, nos últimos anos, por graves recessões econômicas, as quais, em conjunto com outros fatores, afetaram as condições fiscais do Governo Federal e, por consequência, a capacidade de investimento do mesmo em obras desta natureza. Para que a retomada do crescimento do empenho de fundos para condições indispensáveis à uma sociedade, como acesso universal à água potável, buscou- se fontes complementares de financiamento, por meio de capital privado, via debêntures com incentivo fiscal. Com quase uma década de existência, este mecanismo se provou relevante, com injeção de quase R$ 100 bilhões em obras de infraestrutura (em 2019, chegou a representar cerca de 28% de todos os recursos empregados nesta área), porém ainda insuficientes para promover um acréscimo substancial do montante investido em obras de base no país. A fim de se entender, na prática, como tal mecanismo pode apoiar a construção de mais obras, no estudo de caso da obra do Corredor Ferroviário de Santa Catarina se realizou projeção dos fluxos de caixa, análises de viabilidade econômico-financeira e de sensibilidade de determinadas premissas, com duas diferentes estruturas de capital. Constatou-se que a utilização de debêntures de infraestrutura pode ser uma alternativa vantajosa para eventual construção da ferrovia e, também, factível, dadas as recentes bem-sucedidas emissões de tais títulos de dívidas. Entretanto, para o estudo de caso em questão, não foi suficiente para justificar a sua viabilidade econômico-financeira.Florianópolis, SCHochheim, NorbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaZanoello, Daniel Luís2020-12-15T19:05:11Z2020-12-15T19:05:11Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218492info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-15T19:05:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-15T19:05:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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