O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203044 |
Resumo: | Este texto problematiza modos de subjetivar professores junto à formação continuada. A apresentação de um conto serve de potência para uma ação de movimento de pensamento (de uma pesquisa-processo) e acontece com personagens (professores que ensinam matemática na Educação Básica), que foram convidados a habitar um outro espaço, um tipo de espaço-cenário, uma Ilha nomeada formação de professores. O enredo deste conto foi inventado considerando alguns documentos normativos que atravessam a formação de professores, de modo a problematizar a formação continuada como um dispositivo de fabricar-formar. Para tanto, dialoga-se com autores tais como Jacques Rancière, Jan Masschelein e Jorge Larrosa. Consta-se que a Ilha, habitada por homens desiguais e numa ordem dos explicadores desiguais, poderá ser reinventada e, assim, povoada pela igualdade. |
id |
UFSC_8973023ac359711d093fdba5c82c288c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203044 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguaisCenário (Ilha/Formação de Professores)Personagens (Figuras Reais/Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais)Enredo (Documentos Normativos/Dispositivos)Ficção (Vertigem da Igualdade)Este texto problematiza modos de subjetivar professores junto à formação continuada. A apresentação de um conto serve de potência para uma ação de movimento de pensamento (de uma pesquisa-processo) e acontece com personagens (professores que ensinam matemática na Educação Básica), que foram convidados a habitar um outro espaço, um tipo de espaço-cenário, uma Ilha nomeada formação de professores. O enredo deste conto foi inventado considerando alguns documentos normativos que atravessam a formação de professores, de modo a problematizar a formação continuada como um dispositivo de fabricar-formar. Para tanto, dialoga-se com autores tais como Jacques Rancière, Jan Masschelein e Jorge Larrosa. Consta-se que a Ilha, habitada por homens desiguais e numa ordem dos explicadores desiguais, poderá ser reinventada e, assim, povoada pela igualdade.2019-12-17T12:55:05Z2019-12-17T12:55:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203044Brigo, JussaraFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T12:55:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-17T12:55:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
title |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
spellingShingle |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais Brigo, Jussara Cenário (Ilha/Formação de Professores) Personagens (Figuras Reais/Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais) Enredo (Documentos Normativos/Dispositivos) Ficção (Vertigem da Igualdade) |
title_short |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
title_full |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
title_fullStr |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
title_full_unstemmed |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
title_sort |
O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais |
author |
Brigo, Jussara |
author_facet |
Brigo, Jussara Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brigo, Jussara Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cenário (Ilha/Formação de Professores) Personagens (Figuras Reais/Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais) Enredo (Documentos Normativos/Dispositivos) Ficção (Vertigem da Igualdade) |
topic |
Cenário (Ilha/Formação de Professores) Personagens (Figuras Reais/Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais) Enredo (Documentos Normativos/Dispositivos) Ficção (Vertigem da Igualdade) |
description |
Este texto problematiza modos de subjetivar professores junto à formação continuada. A apresentação de um conto serve de potência para uma ação de movimento de pensamento (de uma pesquisa-processo) e acontece com personagens (professores que ensinam matemática na Educação Básica), que foram convidados a habitar um outro espaço, um tipo de espaço-cenário, uma Ilha nomeada formação de professores. O enredo deste conto foi inventado considerando alguns documentos normativos que atravessam a formação de professores, de modo a problematizar a formação continuada como um dispositivo de fabricar-formar. Para tanto, dialoga-se com autores tais como Jacques Rancière, Jan Masschelein e Jorge Larrosa. Consta-se que a Ilha, habitada por homens desiguais e numa ordem dos explicadores desiguais, poderá ser reinventada e, assim, povoada pela igualdade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T12:55:05Z 2019-12-17T12:55:05Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203044 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205258964992 |