(RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208105
Resumo: O objetivo desse artigo é indagar sobre práticas matemáticas junto à arte e ao cotidiano. Para tanto, recorre-se a uma formação de professores realizada sob a forma de oficinas, cujo propósito foi relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. Entre a problematização sobre matemática e arte, as seguintes perguntas foram lançadas: “Ao olhar para as imagens, alguma coisa da arte lhes remete à matemática? Ou, ao contrário, a matemática remete à arte?”. Ao colocar as respostas dos professores sobre a mesa, a estratégia que adotamos não está em refletir ou compreender sobre como professores pensam ou propõem relacionar a matemática com a arte para melhor ensinar em suas salas de aula, nem mesmo propor a eles novas estratégias de ensino. Mas, antes, levantar dúvidas e outras questões acerca dos modos de relacionar a matemática com a arte. Disso evidenciou-se que: a relação tem sido compreendida por discursos do fazer prático, utilitário e cotidiano para ensinar matemática; que as práticas de ensino produzem, silenciosamente, modos de existir, de acreditar, de construir mundos, que são engendradas por uma concepção representacional entre matemática e arte. Em outra direção, problematiza-se uma relação que toma a arte e matemática como lugares potentes para propor exercícios de pensamentos.
id UFSC_8a14aa8faf903ba9125879ecbac850fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208105
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHARMatemáticaArteExercícios de pensamentoO objetivo desse artigo é indagar sobre práticas matemáticas junto à arte e ao cotidiano. Para tanto, recorre-se a uma formação de professores realizada sob a forma de oficinas, cujo propósito foi relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. Entre a problematização sobre matemática e arte, as seguintes perguntas foram lançadas: “Ao olhar para as imagens, alguma coisa da arte lhes remete à matemática? Ou, ao contrário, a matemática remete à arte?”. Ao colocar as respostas dos professores sobre a mesa, a estratégia que adotamos não está em refletir ou compreender sobre como professores pensam ou propõem relacionar a matemática com a arte para melhor ensinar em suas salas de aula, nem mesmo propor a eles novas estratégias de ensino. Mas, antes, levantar dúvidas e outras questões acerca dos modos de relacionar a matemática com a arte. Disso evidenciou-se que: a relação tem sido compreendida por discursos do fazer prático, utilitário e cotidiano para ensinar matemática; que as práticas de ensino produzem, silenciosamente, modos de existir, de acreditar, de construir mundos, que são engendradas por uma concepção representacional entre matemática e arte. Em outra direção, problematiza-se uma relação que toma a arte e matemática como lugares potentes para propor exercícios de pensamentos.The purpose of this paper is to investigate mathematical practices in art and daily life. To that end, we use a teacher training course in the form of workshops, the purpose of which was to relate mathematics and art by means of images in paintings. Upon problematization of mathematics and art, the following questions were raised : "As you look at the images, does anything in art make you think of mathematics?” Or, the other way around, does mathematics make you think of art?”. When we put the teachers' answers on the table, we adopted the strategy of reflecting or trying to understand how teachers think or propose to relate mathematics to art in order to better teach in their classrooms, or even propose new teaching strategies to them. But first, to raise issues and other questions about how to relate mathematics to art. Such exercise made evident that: the mathematics-art relationship has been understood by speeches of practical application, utilitarian and daily ways of teaching math; that teaching practices silently produce ways of being, believing, and building worlds, which are engendered by a representation concept between mathematics and art. On the other hand, the relationship which sees art and mathematics as potential places for proposing thinking exercises.2020-04-07T11:53:51Z2020-04-07T11:53:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1981-1322https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208105Wagner, Débora ReginaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-07T11:54:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208105Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-07T11:54:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
title (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
spellingShingle (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
Wagner, Débora Regina
Matemática
Arte
Exercícios de pensamento
title_short (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
title_full (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
title_fullStr (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
title_full_unstemmed (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
title_sort (RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
author Wagner, Débora Regina
author_facet Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Arte
Exercícios de pensamento
topic Matemática
Arte
Exercícios de pensamento
description O objetivo desse artigo é indagar sobre práticas matemáticas junto à arte e ao cotidiano. Para tanto, recorre-se a uma formação de professores realizada sob a forma de oficinas, cujo propósito foi relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. Entre a problematização sobre matemática e arte, as seguintes perguntas foram lançadas: “Ao olhar para as imagens, alguma coisa da arte lhes remete à matemática? Ou, ao contrário, a matemática remete à arte?”. Ao colocar as respostas dos professores sobre a mesa, a estratégia que adotamos não está em refletir ou compreender sobre como professores pensam ou propõem relacionar a matemática com a arte para melhor ensinar em suas salas de aula, nem mesmo propor a eles novas estratégias de ensino. Mas, antes, levantar dúvidas e outras questões acerca dos modos de relacionar a matemática com a arte. Disso evidenciou-se que: a relação tem sido compreendida por discursos do fazer prático, utilitário e cotidiano para ensinar matemática; que as práticas de ensino produzem, silenciosamente, modos de existir, de acreditar, de construir mundos, que são engendradas por uma concepção representacional entre matemática e arte. Em outra direção, problematiza-se uma relação que toma a arte e matemática como lugares potentes para propor exercícios de pensamentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07T11:53:51Z
2020-04-07T11:53:51Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1981-1322
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208105
identifier_str_mv 1981-1322
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652192923516928