(RE)INVENTANDO A RELAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: EXERCÍCIOS DE PENSAMENTO, EXERCÍCIOS DE OLHAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208105 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é indagar sobre práticas matemáticas junto à arte e ao cotidiano. Para tanto, recorre-se a uma formação de professores realizada sob a forma de oficinas, cujo propósito foi relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. Entre a problematização sobre matemática e arte, as seguintes perguntas foram lançadas: “Ao olhar para as imagens, alguma coisa da arte lhes remete à matemática? Ou, ao contrário, a matemática remete à arte?”. Ao colocar as respostas dos professores sobre a mesa, a estratégia que adotamos não está em refletir ou compreender sobre como professores pensam ou propõem relacionar a matemática com a arte para melhor ensinar em suas salas de aula, nem mesmo propor a eles novas estratégias de ensino. Mas, antes, levantar dúvidas e outras questões acerca dos modos de relacionar a matemática com a arte. Disso evidenciou-se que: a relação tem sido compreendida por discursos do fazer prático, utilitário e cotidiano para ensinar matemática; que as práticas de ensino produzem, silenciosamente, modos de existir, de acreditar, de construir mundos, que são engendradas por uma concepção representacional entre matemática e arte. Em outra direção, problematiza-se uma relação que toma a arte e matemática como lugares potentes para propor exercícios de pensamentos. |
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