Políticas educacionais globais e o contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10651 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar os processos de regulação nacional e transnacional na elaboração de políticas públicas educacionais a partir do esquema metodológico de Ball (1994). Analisando documentos internacionais e nacionais, consideramos o papel relevante das Organizações Internacionais mobilizando recursos e repertórios de ação juntamente com agentes nacionais, e em contraponto aos agentes dissidentes das escalas de regulação. Assim, concluímos que as políticas educacionais brasileiras voltadas para a formação de professores, estão articuladas a práticas discursivas que impactam sentidos discursivos, curriculares e territoriais. |
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Políticas educacionais globais e o contexto brasileiroPolíticas educacionaisGlobalizaçãoEscalaCurrículoO presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar os processos de regulação nacional e transnacional na elaboração de políticas públicas educacionais a partir do esquema metodológico de Ball (1994). Analisando documentos internacionais e nacionais, consideramos o papel relevante das Organizações Internacionais mobilizando recursos e repertórios de ação juntamente com agentes nacionais, e em contraponto aos agentes dissidentes das escalas de regulação. Assim, concluímos que as políticas educacionais brasileiras voltadas para a formação de professores, estão articuladas a práticas discursivas que impactam sentidos discursivos, curriculares e territoriais.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1065110.5418/ra2020.v17i30.10651Revista da ANPEGE; v. 16 n. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 289-306Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 289-3061679-768X10.5418/ra2020.v17i30reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10651/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Anniele Sarah2021-07-05T14:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10651Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2021-07-05T14:34:27Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
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