Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_8bfa89c0275717cc3aec2c9212333ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82932 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de casoEngenharia de produçãoMotivação na educaçãoRendimento escolarPsicologia da aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa foi desenvolvida no sentido de identificar os fatores motivacionais na aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio de uma escola. Inicialmente desenvolveu-se uma revisão da literatura sobre o tema motivação na aprendizagem e qualidade de ensino. Estudou-se as principais teorias da motivação, tais como a teoria das necessidades de Maslow, teorias da motivação intrínseca e extrínseca na aprendizagem. Para os procedimentos metodológicos, apoiou-se em critérios científicos que embasassem o planejamento e desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, na qual foi utilizado um estudo descritivo e exploratório. Para o levantamento de dados, utilizou-se um questionário que respondessem aos propósitos da pesquisa. Para a análise estatística foram utilizadas escalas somatórias de Likert, teste de confiabilidade, gráficos, construção de uma Escala de motivação e associação de variáveis. Com base nos resultados pôde-se considerar que os alunos do ensino médio da escola encontram-se motivados no modo geral, observando que os menos motivados são de famílias com maior poder aquisitivo, e os mais motivados encontram-se na última série do ensino médio. Verificou-se que os fatores motivacionais relacionados com auto-estima do aluno, empatia em sala de aula e relacionamento professor-aluno, caminham em uma única dimensão para a motivação na aprendizagem. Os resultados desse trabalho visam contribuir para os estudos da administração científica e colaborar fornecendo subsídios para a administração da instituição de ensino sobre a motivação no ensino-aprendizagem, sugerindo a realização de um trabalho de integração dos fatores que influenciam na aprendizagem como: auto-estima do aluno, relacionamento aluno-professor, empatia do aluno em sala de aula; a conscientização por meio da equipe pedagógica dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos negativos, presentes na aprendizagem; e a identificação por meio de novos estudos de fatores motivacionais da aprendizagem que não foram levantados neste estudoFlorianópolis, SCNassar, Silvia ModestoUniversidade Federal de Santa CatarinaBiadola, Vilma2012-10-19T19:35:24Z2012-10-19T19:35:24Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 f.| il., tabs., grafs.application/pdf225615http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:42:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:42:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
title |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
spellingShingle |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso Biadola, Vilma Engenharia de produção Motivação na educação Rendimento escolar Psicologia da aprendizagem |
title_short |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
title_full |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
title_fullStr |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
title_sort |
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
author |
Biadola, Vilma |
author_facet |
Biadola, Vilma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nassar, Silvia Modesto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biadola, Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Motivação na educação Rendimento escolar Psicologia da aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Motivação na educação Rendimento escolar Psicologia da aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T19:35:24Z 2012-10-19T19:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225615 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932 |
identifier_str_mv |
225615 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032448397312 |