ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Luciana Erina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cadó, Lenice de Fátima, Kern, Angélica Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338
Resumo: A estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto.
id UFSC_8c359c8f6d992630381959ea02b382ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199338
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAatividade aquáticapessoa com deficiênciaprojetoA estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto.2019-07-26T18:32:03Z2019-07-26T18:32:03Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338Palma, Luciana ErinaCadó, Lenice de FátimaKern, Angélica Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:32:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199338Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:32:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
title ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Palma, Luciana Erina
atividade aquática
pessoa com deficiência
projeto
title_short ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
title_full ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
title_sort ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
author Palma, Luciana Erina
author_facet Palma, Luciana Erina
Cadó, Lenice de Fátima
Kern, Angélica Cristina
author_role author
author2 Cadó, Lenice de Fátima
Kern, Angélica Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Luciana Erina
Cadó, Lenice de Fátima
Kern, Angélica Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv atividade aquática
pessoa com deficiência
projeto
topic atividade aquática
pessoa com deficiência
projeto
description A estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:32:03Z
2019-07-26T18:32:03Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277428256768