ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338 |
Resumo: | A estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto. |
id |
UFSC_8c359c8f6d992630381959ea02b382ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199338 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAatividade aquáticapessoa com deficiênciaprojetoA estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto.2019-07-26T18:32:03Z2019-07-26T18:32:03Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338Palma, Luciana ErinaCadó, Lenice de FátimaKern, Angélica Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:32:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199338Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:32:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
title |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
spellingShingle |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA Palma, Luciana Erina atividade aquática pessoa com deficiência projeto |
title_short |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
title_full |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
title_fullStr |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
title_sort |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
author |
Palma, Luciana Erina |
author_facet |
Palma, Luciana Erina Cadó, Lenice de Fátima Kern, Angélica Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Cadó, Lenice de Fátima Kern, Angélica Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, Luciana Erina Cadó, Lenice de Fátima Kern, Angélica Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade aquática pessoa com deficiência projeto |
topic |
atividade aquática pessoa com deficiência projeto |
description |
A estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais, auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos. As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T18:32:03Z 2019-07-26T18:32:03Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277428256768 |