A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105366 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_8c52f26a54f06f64331350d09c06f354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105366 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raiosFisica - estudo e ensinoRaiosTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Como professor de Física do Ensino Médio há 15 anos, venho trabalhando no ensino de Física Moderna desde de 1989. Tenho percebido diversas razões para a não aceitação de Física Moderna no Ensino Médio (EM) por grande parte dos professores. A primeira delas se deve à resistência dos professores, que insistem na manutenção do ensino tradicional que visa a matematização dos conteúdos. Em segundo lugar, existe uma grande carência de material didático que aborde este tema em termos de nível médio. Em terceiro lugar, a falta de formação dos professores que ministram aulas sobre este tema gera uma certa timidez em lidar com alguns tópicos. Observando os livros didáticos de segundo grau e algumas apostilas de curso pré-vestibular, pude verificar a pouca utilização da Física Moderna, em particular no que diz respeito aos conteúdos referentes a ondas eletromagnéticas como os raios x, raios gama, infravermelho, microondas e ondas de rádio. Por outro lado, são poucos aqueles livros didáticos que apresentam assuntos da FMC (Física Moderna e Contemporânea) de forma sistemática, articulada com o conteúdo programático escolar. Certamente isto vem contribuindo para o pouco interesse do corpo docente por esta área.Pietrocolla, MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Gilson A.2013-10-18T14:55:31Z2013-10-18T14:55:31Z2013-10-182001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105366porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:48:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:48:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
title |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
spellingShingle |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios Silveira, Gilson A. Fisica - estudo e ensino Raios |
title_short |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
title_full |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
title_fullStr |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
title_full_unstemmed |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
title_sort |
A introdução de física moderna e contemporânea no ensino médio: um enfoque no tema raios |
author |
Silveira, Gilson A. |
author_facet |
Silveira, Gilson A. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pietrocolla, Maurício Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Gilson A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisica - estudo e ensino Raios |
topic |
Fisica - estudo e ensino Raios |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-18T14:55:31Z 2013-10-18T14:55:31Z 2013-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105366 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652303958278144 |