Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lambach, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122825
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_8cd7fb57aa8e6e1179ff93512a50c936
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122825
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLambach, MarceloMarques, Carlos AlbertoSilva, Antônio Fernando Gouvêa da2014-08-06T17:25:43Z2014-08-06T17:25:43Z2013324094https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122825Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.Esta pesquisa de doutorado versa sobre a formação permanente de professores de química do ensino médio que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Nela é realizada a investigação das possibilidades, dos avanços e das dificuldades da formação permanente fundamentada nos princípios dialógico-problematizadores anunciados por Paulo Freire; e verificada se a formação nessa concepção contribui para possíveis mudanças na forma de conceber o ensino de química para alunos da EJA, implicando em mudanças metodológicas. Além dos fundamentos freireanos, esta pesquisa também utiliza a epistemologia de Ludwik Fleck como referencial analítico para elucidar como se organiza o conhecimento e como ele se dissemina e se transforma a partir das categorias: Estilo de Pensamento, Coletivos de Pensamento, Circulação Inter e Intracoletiva de Ideias, Complicações no Estilo de Pensamento. Analisa, ainda, como elemento empírico da pesquisa, um curso de extensão universitária ministrado para professores de química da EJA que atuam na rede pública estadual do Paraná. O curso foi organizado a partir do referencial freireano e das pesquisas realizadas, sobretudo, por Antônio F. Gouvêa da Silva, apresentadas em sua tese defendida, intitulada "A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas", na qual ele analisa a orientação da formação docente realizada em distintas redes públicas da educação municipal e/ou estadual no Brasil. Nesse momento empírico da tese, os professores participantes do curso tiveram que realizar o estudo da realidade local com os alunos da EJA, investigar falas, propor temas geradores, elaborar aulas na perspectiva dialógico-problematizadora e desenvolvê-las com os alunos da EJA. Para a análise, é utilizado como corpus os materiais produzidos pelos participantes durante o curso, os registros dos professores em diário de bordo, os registros do pesquisador, a gravação em vídeo das apresentações das aulas desenvolvidas nas escolas e o grupo focal sobre a formação desenvolvida. A partir da Análise Textual Discursiva dos materiais, são apontados os possíveis avanços em relação à formação permanente de professores, sejam eles os dialógicos, os metodológicos, os epistemológicos, os político-pedagógicos; assim como os limites, sendo eles os estruturais, os organizacionais, os procedimentais, os conceituais, os dialogais e os do orientador da formação permanente para professores de química da EJA, organizada a partir da concepção dialógico-problematizadora freireana. Como conclusão, são apresentadas algumas propostas para superar tais limites, pensando na sua factibilidade, tendo em vista os problemas estruturais que a escola vivencia. <br>Abstract : This dissertation focuses on permanent education of Chemistry high school teachers who work in adult education centers. It investigates possibilities, advances and difficulties of permanent education programs based on Paulo Freire's dialogic problem posing principles, and it verifies if the formation based on those conceptions can contribute for changes in the way we conceive Chemistry teaching methodologies for adult students. Beside Freirean theoretical background, this study uses Ludwik Fleck's epistemology as an analytical framework to elucidate how knowledge is organized and how it spread and transforms from these categories: thought style, thought collective, intercollective and intracollective communication, thought-styles problems. This work takes a specific university extension course as the empirical element of the research. The theoretical basis of that course are Paulo Freire's ideas and the studies conducted specially by Antônio F. Gouvêa da Silva, presented in his thesis intitled "The Curriculum Construction From The Critical Popular Perspective: From The Significant Speeches To The Contextualized Practices", in which he analyzes the guidelines for teacher education in distinct municipal and state Brazilian public education networks. On that empirical moment, the teachers attending the course had to make a study on the local reality of adult education students ? analyzing utterances, proposing generating themes, planning classes based on the dialogic problem-posing perspective and putting them into practice with adult education students. The corpus of the analysis is composed by the materials developed along the course by those attendants, records on teachers logbooks, notes of the researcher, video tapes with the records of lectures given in schools and the focus group on the formation given. With the textual discourse analysis of those materials, possible advances in relation to permanent formation of teachers are pointed out, whether dialogical, methodological, epistemological or political-pedagogical. We also point out the limits, whether related to structure, organization, procedures, concepts, dialogue or those of the teacher who guided the permanent formation for Chemistry adult education teachers, organized on Freirean dialogical problem-posing conception. This text concludes presenting some proposals to overcome such limitations, focusing on feasibility, in view of the structural problems that schools face.401 p.| il.porEducação científica e tecnológicaProfessores de quimicaFormaçãoQuímicaEstudo e ensinoEducação de adultosFormação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL324094.pdfapplication/pdf2989442https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122825/1/324094.pdf4b3d606be5498785b8d40a91c9e32de0MD51123456789/1228252014-08-06 14:25:43.604oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
title Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
spellingShingle Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
Lambach, Marcelo
Educação científica e tecnológica
Professores de quimica
Formação
Química
Estudo e ensino
Educação de adultos
title_short Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
title_full Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
title_fullStr Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
title_full_unstemmed Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
title_sort Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana
author Lambach, Marcelo
author_facet Lambach, Marcelo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lambach, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Antônio Fernando Gouvêa da
contributor_str_mv Marques, Carlos Alberto
Silva, Antônio Fernando Gouvêa da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Professores de quimica
Formação
Química
Estudo e ensino
Educação de adultos
topic Educação científica e tecnológica
Professores de quimica
Formação
Química
Estudo e ensino
Educação de adultos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T17:25:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T17:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122825
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 324094
identifier_str_mv 324094
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 401 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122825/1/324094.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b3d606be5498785b8d40a91c9e32de0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805234994118656