Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lambach, Marcelo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90651
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_428a9c282b42f8ab8b4923f96a67dce2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90651
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLambach, MarceloMarques, Carlos Alberto2012-10-23T13:30:51Z2012-10-23T13:30:51Z20072007241373http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90651Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este trabalho apresenta o estudo de uma pesquisa feita com os professores de Química que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública do Estado do Paraná. Tomando como referência a Epistemologia de Ludwik Fleck, buscou-se identificar os possíveis elementos que caracterizam o Estilo de Pensamento desses docentes, e como esse interfere na ação pedagógica. Analisando práticas, concepções e valores docentes extraídos das entrevistas com professores em distintas regiões do estado; utilizando os princípios pedagógicos dialógico-problematizadores propostos por Paulo Freire e os pressupostos do Letramento Científico e Tecnológico, procurou-se evidenciar e avaliar a forma de influência da formação inicial, do tempo de atuação no magistério, e em especial, dos cursos de formação continuada promovidos pela Secretaria Estadual da Educação daquele Estado, sobre a forma de entender o conhecimento científico e ensiná-lo aos alunos da EJA. Utilizando a Análise Textual Discursiva - instrumento de análise que combina análise do discurso e análise de conteúdo - foi feita uma reflexão comparativa entre os EP presentes no discurso docente, suas contradições e conceituações, por meio da qual, se objetivou evidenciar a existência da formação de Coletivos de Pensamento (CP) que agregam professores em torno de determinados EPs. Procurou-se, ainda, levantar hipóteses de como se dá a comunicação das idéias presentes em cada CP e a circulação das mesmas tanto dentro de cada Coletivo, assim como entre diferentes CP. Também se pretendeu identificar a forma de compreensão do ensino de Química para a modalidade EJA em relação às orientações de cunho legal em nível nacional e estadual, no que se refere ao perfil dos educandos, às demandas sócio-educativas locais, e às metodologias próprias para a educação de jovens e adultos. Ao longo da dissertação e ao final da mesma, apresentam-se algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Química, que permita aos docentes vislumbrarem uma nova prática docente, mais próxima da realidade dos alunos, na perspectiva de compreender o ensino como um meio de libertação pela emersão da Consciência Crítica.porFlorianópolis, SCEducação científica e tecnológicaFormação profissionalEducação permanenteProfessores de quimicaQuimicaEstudo e ensinoEducação de adultosEducacao do adolescenteAtuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleckinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL241373.pdfapplication/pdf1236446https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/1/241373.pdf9e881f3b24cc554402475609e4cd6455MD51TEXT241373.pdf.txt241373.pdf.txtExtracted Texttext/plain321746https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/2/241373.pdf.txt251743810e5e6c89bccb9bc124cba0e4MD52THUMBNAIL241373.pdf.jpg241373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/3/241373.pdf.jpg0a4d86b271eb743e9874bcbd020b4e1dMD53123456789/906512013-05-01 05:37:41.572oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90651Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T08:37:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
title Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
spellingShingle Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
Lambach, Marcelo
Educação científica e tecnológica
Formação profissional
Educação permanente
Professores de quimica
Quimica
Estudo e ensino
Educação de adultos
Educacao do adolescente
title_short Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
title_full Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
title_fullStr Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
title_full_unstemmed Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
title_sort Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento - um olhar a partir de Fleck
author Lambach, Marcelo
author_facet Lambach, Marcelo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lambach, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
contributor_str_mv Marques, Carlos Alberto
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Formação profissional
Educação permanente
Professores de quimica
Quimica
Estudo e ensino
Educação de adultos
Educacao do adolescente
topic Educação científica e tecnológica
Formação profissional
Educação permanente
Professores de quimica
Quimica
Estudo e ensino
Educação de adultos
Educacao do adolescente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T13:30:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T13:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90651
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 241373
identifier_str_mv 241373
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/1/241373.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/2/241373.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90651/3/241373.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e881f3b24cc554402475609e4cd6455
251743810e5e6c89bccb9bc124cba0e4
0a4d86b271eb743e9874bcbd020b4e1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805353875374080