A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Tatiana Valentin Mina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_8e5814b7dcf595a6a797451789bf2991
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198374
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantilEducaçãoCultura afro-brasileiraEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa tem como objeto os livros do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil, nas suas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014). O objetivo é mapear e analisar os livros de Literatura Infantil que focalizam as culturas africanas e afro- brasileiras, seja pelo conteúdo, temática da cultura africana e afro- brasileira, ou pela representação, texto e ilustração. Para isso, dialoga com as políticas públicas de leitura para a literatura, em particular o PNBE; a Lei 10.639/03 e suas Diretrizes; a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil; a Literatura Infantil e a Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira. Como aporte teórico para as análises, no que diz respeito às políticas públicas de leitura, a pesquisa apoia-se em Araújo (2010, 2015), Oliveira (2008), Fernandes (2004, 2007, 2013), entre outros; em relação à Educação Infantil, nos estudos de Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Bento (2012), Cavaleiro (2007), Cerisara (1999), Dias (2010, 2012), Kulmam Júnior (1999, 2012), Rosemberg (1985, 2007, 2012), Trinidad (2012); na Literatura e Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira, recorre a Candido (1995), Debus (2007, 2009, 2012), Gouvêa (2000), Lajolo (2003), Lajolo e Zilberman (1985), Oliveira (2003), Souza (2001, 2003), Zilberman (2003); e, para as discussões sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, nas pesquisas de Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Abramovicz (2012), Araújo (2015), Dias (2005), Gomes (2012), Passos (2012), Oliveira (2004), Bento e Pereira (2012). Para o desenvolvimento das reflexões e construção dos procedimentos de pesquisa, realiza uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. O estudo se divide em três etapas: 1) seleção e análise das listas dos livros enviados pelo PNBE destinados à Educação Infantil nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014; 2) seleção dos títulos que contemplem a literatura da cultura africana e afro-brasileira; e 3) leitura e análise dos 61 títulos que tratem da temática da cultura africana e afro-brasileira. Dos 360 livros que compõe os quatro acervos, encontramos 61 de temática da cultura africana e afro-brasileira, desses analisamos positivamente somente 12.Abstract : This research has as its object the collections from the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) for Early Childhood Education in its four editions (2008, 2010, 2012 and 2014). It aims to map and analyze the books of Children's Literature from those collections that addresses African and Afro-Brazilian cultures, whether for their content, African and Afro-Brazilian themes, or for their representation, texts and illustrations. Therefore, it dialogues with public policies for literature, especially the PNBE; the Law 10.639/03 and its guidelines; the Studies of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education; the Children's Literature; and the African and Afro-Brazilian Literature. As a theoretical contribution to the analyzes, with regard to public reading policies, the research is based on Araújo (2010, 2015), Oliveira (2008), Fernandes (2004, 2007, 2013), among others; in the studies of Abramovicz and Oliveira (2010, 2012), Bento (2012), Cavaleiro (2007),Cerisara (1999), Dias (2010, 2012), Kulmam Júnior (1999, 2012),Rosemberg 1985, 2007, 2012), Trinidad (2012); (Lajolo and Zilberman,1985), Oliveira (2003), Lajolo (2003), Lajolo and Zilberman (1985) andCandido (1995). Souza (2001, 2003), Zilberman (2003); and for the discussions on Ethnic-Racial Education, Abramovicz and Oliveira (2010, 2012), Abramovicz (2012), Araújo (2015), Dias (2005), Gomes (2012), Passos (2012), Oliveira (2004), Bento and Pereira (2012). For the development of the reflections and construction of the research procedures, it performs a quantitative and qualitative analysis, of bibliographic and documentary. The study is divided into three stages: 1) selection and analysis of the lists of books sent by PNBE for Early Childhood Education in the years 2008, 2010, 2012 and 2014; 2) selection of titles that contemplate African and Afro-Brazilian literature; and 3) reading and analysis of the 61 titles about African and Afro-Brazilian themes. Of the 360 books that make up the four collections, we find 61 themes of African and Afro-Brazilian culture, of which we analyzed only 12.Debus, ElianePassos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardes, Tatiana Valentin Mina2019-07-25T11:41:49Z2019-07-25T11:41:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p.| il., gráfs.application/pdf357943https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:41:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:41:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
title A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
spellingShingle A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
Bernardes, Tatiana Valentin Mina
Educação
Cultura afro-brasileira
Educação infantil
title_short A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
title_full A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
title_fullStr A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
title_full_unstemmed A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
title_sort A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
author Bernardes, Tatiana Valentin Mina
author_facet Bernardes, Tatiana Valentin Mina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Debus, Eliane
Passos, Joana Celia dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Tatiana Valentin Mina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura afro-brasileira
Educação infantil
topic Educação
Cultura afro-brasileira
Educação infantil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:41:49Z
2019-07-25T11:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357943
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374
identifier_str_mv 357943
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651990773792768