A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantilEducaçãoCultura afro-brasileiraEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa tem como objeto os livros do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil, nas suas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014). O objetivo é mapear e analisar os livros de Literatura Infantil que focalizam as culturas africanas e afro- brasileiras, seja pelo conteúdo, temática da cultura africana e afro- brasileira, ou pela representação, texto e ilustração. Para isso, dialoga com as políticas públicas de leitura para a literatura, em particular o PNBE; a Lei 10.639/03 e suas Diretrizes; a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil; a Literatura Infantil e a Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira. Como aporte teórico para as análises, no que diz respeito às políticas públicas de leitura, a pesquisa apoia-se em Araújo (2010, 2015), Oliveira (2008), Fernandes (2004, 2007, 2013), entre outros; em relação à Educação Infantil, nos estudos de Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Bento (2012), Cavaleiro (2007), Cerisara (1999), Dias (2010, 2012), Kulmam Júnior (1999, 2012), Rosemberg (1985, 2007, 2012), Trinidad (2012); na Literatura e Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira, recorre a Candido (1995), Debus (2007, 2009, 2012), Gouvêa (2000), Lajolo (2003), Lajolo e Zilberman (1985), Oliveira (2003), Souza (2001, 2003), Zilberman (2003); e, para as discussões sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, nas pesquisas de Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Abramovicz (2012), Araújo (2015), Dias (2005), Gomes (2012), Passos (2012), Oliveira (2004), Bento e Pereira (2012). Para o desenvolvimento das reflexões e construção dos procedimentos de pesquisa, realiza uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. O estudo se divide em três etapas: 1) seleção e análise das listas dos livros enviados pelo PNBE destinados à Educação Infantil nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014; 2) seleção dos títulos que contemplem a literatura da cultura africana e afro-brasileira; e 3) leitura e análise dos 61 títulos que tratem da temática da cultura africana e afro-brasileira. Dos 360 livros que compõe os quatro acervos, encontramos 61 de temática da cultura africana e afro-brasileira, desses analisamos positivamente somente 12.Abstract : This research has as its object the collections from the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) for Early Childhood Education in its four editions (2008, 2010, 2012 and 2014). It aims to map and analyze the books of Children's Literature from those collections that addresses African and Afro-Brazilian cultures, whether for their content, African and Afro-Brazilian themes, or for their representation, texts and illustrations. Therefore, it dialogues with public policies for literature, especially the PNBE; the Law 10.639/03 and its guidelines; the Studies of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education; the Children's Literature; and the African and Afro-Brazilian Literature. As a theoretical contribution to the analyzes, with regard to public reading policies, the research is based on Araújo (2010, 2015), Oliveira (2008), Fernandes (2004, 2007, 2013), among others; in the studies of Abramovicz and Oliveira (2010, 2012), Bento (2012), Cavaleiro (2007),Cerisara (1999), Dias (2010, 2012), Kulmam Júnior (1999, 2012),Rosemberg 1985, 2007, 2012), Trinidad (2012); (Lajolo and Zilberman,1985), Oliveira (2003), Lajolo (2003), Lajolo and Zilberman (1985) andCandido (1995). Souza (2001, 2003), Zilberman (2003); and for the discussions on Ethnic-Racial Education, Abramovicz and Oliveira (2010, 2012), Abramovicz (2012), Araújo (2015), Dias (2005), Gomes (2012), Passos (2012), Oliveira (2004), Bento and Pereira (2012). For the development of the reflections and construction of the research procedures, it performs a quantitative and qualitative analysis, of bibliographic and documentary. The study is divided into three stages: 1) selection and analysis of the lists of books sent by PNBE for Early Childhood Education in the years 2008, 2010, 2012 and 2014; 2) selection of titles that contemplate African and Afro-Brazilian literature; and 3) reading and analysis of the 61 titles about African and Afro-Brazilian themes. Of the 360 books that make up the four collections, we find 61 themes of African and Afro-Brazilian culture, of which we analyzed only 12.Debus, ElianePassos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardes, Tatiana Valentin Mina2019-07-25T11:41:49Z2019-07-25T11:41:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p.| il., gráfs.application/pdf357943https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198374porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:41:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:41:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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