O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Silva, 1996-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75888
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_5fbdb0e81c76f6240e69b74cfdab1f00
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75888
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Mariana Silva, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2022-07-08T16:55:43Z2022-07-08T16:55:43Z2021https://hdl.handle.net/1884/75888Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/12/2021Inclui referências: p. 112-122Resumo: Esta pesquisa dedica-se ao estudo das ilustrações nos livros de literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira. O objetivo geral da pesquisa é propor um instrumento metodológico, adequado às pesquisas em Educação, com diretrizes para a realização de análise de imagem. Os objetivos específicos são: a) explicar conceitos e procedimentos referentes à leitura de imagem; b) através de análise das ilustrações, exemplificar o método elaborado. A pergunta que orienta o estudo é: Quais elementos são necessários para a análise de imagem no contexto da literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira? A intenção é investigar como as imagens produzem sentido e identificar elementos artísticos e discussões relevantes para o estudo das representações imagéticas na literatura infantil. Para isso, busquei desenvolver um instrumento metodológico, denominado Percurso imagético literário, que pudesse contemplar o interesse de verificar os discursos presentes nas imagens, considerando determinadas dimensões, a saber: 1) Caracterização e contexto; 2) Relação entre linguagem verbal e visual; e 3) Representatividade. Além disso, foram analisados 8 livros de literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira: a) "Meu crespo é de rainha"; b) "Ombela A origem das chuvas"; c) "Alafiá: e a pantera que tinha olhos de rubi"; d) "O caderno de rimas do João"; e) "Meu avô africano"; f) "A cor de Coraline"; g) "Rapunzel e o Quibungo". Foi possível compreender que para análise das ilustrações de personagens negras na literatura infantil é relevante adquirir conhecimento sobre aspectos artísticos referentes às técnicas de elaboração de imagens, como: composição, intertextos, cores, formas, enquadramentos e isotopias. O estudo aqui empreendido conclui que avanços foram alcançados nas ilustrações de personagens negras na literatura infantil, porém determinados estereótipos persistem, sobretudo pela superficialidade na reflexão sobre relações raciais ou ausência de comprometimento com a criação de imagens positivas de crianças negras. Este estudo aponta que cinco livros de literatura infantil analisados demonstram avanços nas imagens das personagens negras: "Ombela A origem das chuvas"; "Alafiá e a pantera que tinha olhos de rubi"; "O caderno sem rimas da Maria"; "O caderno de rimas do João" e "Meu avô africano". Dois títulos, "Rapunzel e o Quibungo" e "Meu crespo é de rainha", contêm textos verbais positivos, mas textos visuais inconsistentes. Um livro, "A cor de Coraline", revela estereótipos no plano verbal, como também no plano visual.Abstract: His research is dedicated to the study of illustrations in children's literature books with themes of African and Afro-Brazilian culture. The general objective of the research is to propose a methodological instrument, adequate to research in Education, with guidelines to perform image analysis. The specific objectives are: a) to explain concepts and procedures related to image reading; b) through the analysis of illustrations, to exemplify the method elaborated. The question that guides the study is: What elements are necessary for image analysis in the context of children's literature with themes of African and Afro-Brazilian culture? The intention is to investigate how images produce meaning and to identify artistic elements and discussions relevant to the study of imagery representations in children's literature. To this end, I sought to develop a methodological tool, called Literary Imagetic Path, which could contemplate the interest of verifying the discourses present in the images, considering certain dimensions, namely: 1) Characterization and context; 2) Relationship between text and image; and 3) Representativeness. In addition, 8 children's literature books with African and Afro-Brazilian culture themes were analyzed, namely: a) "Meu crespo é de rainha"; b) "Ombela A origem das chuvas"; c) "Alafiá: e a pantera que tinha olhos de rubi"; d) "O caderno de rimas do João"; e) "Meu avô africano"; f) "A cor de Coraline"; g) "Rapunzel e o Quibungo". It was possible to understand that to analyze the illustrations of black characters in children's literature it is relevant to acquire knowledge about artistic aspects related to the techniques of image elaboration, such as: composition, intertexts, colors, shapes, framing, and isotopies. The study undertaken here concludes that progress has been achieved in the illustrations of black characters in children's literature, however, certain stereotypes persist, especially due to the superficiality in the reflection on racial relations or the lack of commitment to the creation of positive images of black children. This study points out that five children's literature books analyzed demonstrate advances in the images of black characters: "Ombela The origin of the rains"; "Alafiá and the panther who had ruby eyes"; "Maria's rhymeless notebook"; "John's rhyming notebook" and "My African grandfather". Two titles, "Rapunzel and the Quibungo" and "Happy to nappy", contain positive verbal texts, but inconsistent visual texts. One book, "Coraline's Color", reveals stereotypes on the verbal level, as well as on the visual level.1 recurso online : PDF.application/pdfLiteratura infantilCultura africanaCultura afro-brasileiraEducaçãoO percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA SILVA SOUZA.pdfapplication/pdf8588739https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75888/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20SILVA%20SOUZA.pdfa0dcc04cebb8782b30fbeea84b23adb7MD51open access1884/758882022-07-08 13:55:43.602open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-08T16:55:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
title O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
spellingShingle O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
Souza, Mariana Silva, 1996-
Literatura infantil
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Educação
title_short O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
title_full O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
title_fullStr O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
title_full_unstemmed O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
title_sort O percurso imagético literário : um olhar para as ilustrações na literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira
author Souza, Mariana Silva, 1996-
author_facet Souza, Mariana Silva, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Silva, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Educação
topic Literatura infantil
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T16:55:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T16:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75888
url https://hdl.handle.net/1884/75888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75888/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20SILVA%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0dcc04cebb8782b30fbeea84b23adb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898680851234816