Promoção do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos: acompanhamento da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Wenddy Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191340
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
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spelling Promoção do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos: acompanhamento da famíliaDesenvolvimentoInfantilFamíliaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.O desenvolvimento infantil é um indicador das condições de saúde da criança e seu acompanhamento visa a manutenção da saúde, intervindo nos fatores que podem comprometê-la, promovendo a qualidade de vida para que a criança cresça e desenvolva todo o seu potencial. Neste cenário, compreende-se que para ter êxito neste aspecto, precisa-se não apenas do profissional de saúde, mas também do acompanhamento e estímulo dos pais e familiares. Este trabalho tem como objetivo identificar o conhecimento e estratégias da família para a promoção do desenvolvimento saudável de seus filhos de 0 a 3 anos. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória cuja coleta de dados foi realizada no período de maio a junho de 2018 com 15 familiares de crianças após as consultas de Puericultura em um Centro de Saúde do Munícipio de Florianópolis - Santa Catarina/Brasil. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da proposta operativa de Minayo (2010). Os dados foram discutidos com a literatura sobre o tema. Os resultados são apresentados em duas categorias: conhecimento da família sobre o desenvolvimento infantil e estratégias estimuladoras do desenvolvimento. Estes achados propiciam para a família a reflexão sobre a importância da estimulação psicomotora a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de seus filhos, empoderamento da família como unidade de cuidado de seus membros e interlocução com os profissionais de saúde que atendem à criança e família na Atenção Primária de Saúde, fortalecendo o papel destes profissionais, e em especial do enfermeiro nas consultas de puericultura.Florianópolis, SCLima, Margarete Maria deUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Wenddy Cristina2018-11-19T23:50:05Z2018-11-19T23:50:05Z2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191340porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T23:50:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191340Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T23:50:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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