Atividades práticas para o ensino e aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96552 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
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Atividades práticas para o ensino e aprendizagem da matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.Sou professor da rede pública e da rede particular de ensino há quatro anos. Nesse período de experiência em sala de aula percebi que os alunos do Ensino Fundamental, principalmente no 3º ciclo, apresentam pouca motivação em aprender conceitos matemáticos somente através de aulas expositivas e resolução de problemas com exercícios de repetição. Tendo observado isso decidi apresentar estes conceitos através de jogos, enfatizando o lúdico e buscando nos alunos incentivar a criatividade e a liberdade de criação. Esta observação me levou a esta proposta de TCC, o qual tentarei responder a seguinte pergunta: “os alunos se motivam mais em aprender matemática por meio de aulas expositivas e exercícios de repetição ou por meio de jogos e outros processos lúdicos?” Decorrente da minha experiência em sala de aula percebi que os conceitos básicos de múltiplos e divisores ensinados no Ensino Fundamental, na 5ª e 6ª séries, através de aulas expositivas, não motiva suficientemente e não são bem assimilados pelos alunos. Percebi também que os alunos, muitas vezes, não conseguem distinguir a diferença entre esses dois conceitos. Eles “confundem” multiplicação com a divisão e não percebem a sutileza que existe no desenvolvimento dos exercícios de múltiplos e divisores. Tendo isso como ponto de partida, utilizarei métodos diferenciados para apresentar os conceitos de múltiplos e divisores e mostrarei a diferença de comportamento dos alunos observados, no que se refere aos aspectos motivacionais. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso terá como objetivo: Identificar, por meio de uma comparação, qual a “preferência” dos alunos entre, aprender múltiplos e divisores por meio de jogos, ou pelo método expositivo. Os métodos consistem em utilizar os jogos e aulas expositivas como ferramenta para assimilação dos conteúdos. Na metodologia por jogos os alunos confeccionarão os próprios jogos com materiais tipo isopor, cartolina, madeira, entre outros. Após a confecção os alunos jogarão o jogo descrito abaixo, seguindo as regras estabelecidas. As análises e conclusões serão feitas posteriormente à aplicação de um questionário de avaliação com os alunos. Na metodologia de aulas expositivas usarei somente o giz e a lousa para apresentar os conceitos. O projeto se desenvolverá no Colégio Educar, situado no município de Biguaçu/SC, nas turmas de 6ª série I e II, do período vespertino. As turmas contém, respectivamente, 25 e 26 alunos. 5 O Colégio Educar, sito a Rua Leopoldo Freiberg n.º 75, no centro de Biguaçu/SC foi criado e iniciou suas atividades em 1995, com uma turma de educação infantil. Atendendo as necessidades da comunidade, do ano de 1996, foi posta em funcionamento a 1ª série da educação fundamental. Sentindo a aceitação da proposta pedagógica, o Colégio Educar, a partir do ano de 1997, passou a funcionar com turma de jardim de infância, pré I e pré II (educação infantil), com turmas de 1ª a 8ª série do ensino fundamental e com turmas de 1ª a 3ª série do ensino médio. Desfrutando de excelente conceito junto aos munícipes, o Colégio Educar vem aumentando, a cada ano, a sua matrícula e melhorando, substancialmente, as instalações e o material didático disponível. Atualmente o Colégio Educar tem 978 alunos matriculados do jardim de infância até a 3ª série do ensino médio.Caldeira, Ademir DonizetiUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Halisson Gil2012-10-29T12:35:12Z2012-10-29T12:35:12Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96552porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:50:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96552Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:50:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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