Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, José Humberto Takayama
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216529
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_90315b6d5daf7f88f7e6d3e17e1f2eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216529
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKoerich, José Humberto TakayamaPinto, Marli Dias de Souza2020-10-21T21:30:57Z2020-10-21T21:30:57Z2020370011https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216529Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.A presente dissertação objetivou identificar a percepção do Marketing a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Internet pelos pós-graduandos do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Justifica-se socialmente por despertar e relacionar percepções do marketing na geração de benefícios para a sociedade, por meio da orientação pela busca de instituições sem fins lucrativos ligados a educação, que enfrentam constantes desafios na busca por melhorias e atualizações, e que poderão provocar mudanças no comportamento e cultura dessas organizações. Acredita-se que ao examinar o significado do marketing relacionado com a práxis acadêmica na Ciência da Informação, essa associação possibilitará maior visibilidade à área, bem como mais produção científica abordando esta temática. Os procedimentos metodológicos são de natureza aplicada, abordagem quanti-qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e com procedimentos técnicobibliográfico, questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados e técnicas de análise de conteúdo das respostas dos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Como resultado as relações conceituais empíricas do marketing com a Ciência da Informação foram: pouco acesso ao marketing, visão limitada do conceito de marketing, visão do marketing centrada para unidades de informação, barreiras do marketing e falta de capacitação. Revela a necessidade da continuidade e ampliação das abordagens de marketing nos níveis de graduação e pósgraduação nas áreas relacionadas com a Ciência da Informação para aplicação da visão sistêmica do marketing.Abstract: This dissertation aimed to identify the perception of Marketing from Information and Communication Technologies and the Internet by graduate students attending the postgraduation program in Information Science at Universidade Federal de Santa Catarina. It socially justifies itself for evoking and relating perceptions of marketing in the creation of benefits for the society by means of orientation for the search of non-profit institutions involved in education, which act for constant improvements and updates, and can bring changes in the behavior and culture of these organizations. It is believed that when examining the meaning of marketing related to academic praxis in Information Science, this association will allow greater visibility to the area, as well as more scientific production addressing this theme. The methodological procedures used have an applied nature, and quantitative and qualitative approach; regarding the objectives, it is descriptive and with technical, bibliographic and semistructured questionnaire as the instrument for data collection and techniques of content analysis for the graduate students? answers. As a result, it was identified that the causes for the rare empirical conceptual relationships between marketing and Information Science were: little access to marketing, limited view of the marketing concept, view of marketing centered on intelligence units, marketing barriers and lack of training. The study reveals a great need for continuity and amplification of marketing approaches in undergraduate and graduate levels in areas related to Information Science for the acquisition of systemic vision of marketing.107 p.| il., gráfs., tabs.porCiência da informaçãoTecnologia da informaçãoComunicação em marketingInternetPadrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0239-D.pdfPCIN0239-D.pdfapplication/pdf2028484https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216529/-1/PCIN0239-D.pdfd2de484b3ec01a23e41790c0de41e1ccMD5-1123456789/2165292020-10-21 18:30:57.677oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216529Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
title Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
spellingShingle Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
Koerich, José Humberto Takayama
Ciência da informação
Tecnologia da informação
Comunicação em marketing
Internet
title_short Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
title_full Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
title_fullStr Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
title_full_unstemmed Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
title_sort Padrões e especificidades do marketing na ciência da informação com advento das tecnologias da informação e comunicação e da internet
author Koerich, José Humberto Takayama
author_facet Koerich, José Humberto Takayama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich, José Humberto Takayama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marli Dias de Souza
contributor_str_mv Pinto, Marli Dias de Souza
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Tecnologia da informação
Comunicação em marketing
Internet
topic Ciência da informação
Tecnologia da informação
Comunicação em marketing
Internet
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:30:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216529
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370011
identifier_str_mv 370011
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216529/-1/PCIN0239-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2de484b3ec01a23e41790c0de41e1cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805215659425792