Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricci, Sandra Mara
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85779
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_907c723eeeb7a0e9e9354e9074fa43d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85779
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PREngenharia de produçãoEnsino superiorGestao da qualidade totalQualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste estudo tem por finalidade apresentar os fatores de qualidade nos serviços prestados pela União Educacional do Médio Oeste Paranaense - UNIMEO, mantenedora do Centro Técnico Educacional do Oeste Paranaense - CTESOP. Na pesquisa bibliográfica faz-se um estudo sobre gestão da qualidade e qualidade na educação superior. Em seguida selecionou-se uma amostra estratificada de 259 acadêmicos, de uma população de 790 , considerando um erro amostral de 5% e 95% de confiança. Para os docentes e pessoal que atua na área administrativa foi coletado todo universo. Levantou-se nesta pesquisa os seguintes fatores de qualidade: tempo certo, local adequado, clareza, precisão/validade, disponibilidade, rapidez, cortesia, conhecimento do serviço, custo adequado, eficácia/segurança, habilidade, confiabilidade, comunicação, integridade, empatia, profissionalismo, flexibilidade, tecnologia e dimensão de acesso. Os respondentes assinalaram o seu grau de concordância ou discordância com cada questão, utilizando-se de 'A' para ótimo,; 'B' para bom, ; 'C' para regular e 'D' para ruim . A análise apresentou afirmações negativas nos fatores de qualidade rapidez,nos segmentos biblioteca/copiadora e no custo adequado, verificou-se que a remuneração paga pode melhorar os serviços prestados. Ficou claro que a instituição cumpre prazos determinados, mas devem diminuir as previsões dos tempos para entrega de solicitações, Ou seja os documentos são redigidos corretamente embora não rapidamente. Isso demonstrou a confiança naquilo que é executado proporcionando aos usuários a credibilidade na instituição pela maneira como é administrada. Ficou evidenciado que o ambiente da faculdade é bem identificado e de fácil acesso. Para que a qualidade aconteça de fato recomenda-se a apresentação desses resultados aos dirigentes e à comunidade acadêmica, para que através de discussões participativas se possa encontrar soluções adequadas à problemática levantada. This study it has for purpose to present the factors of quality in the services given for the Educational Union of the Average Paranaense West? UNIMEO, mantenedora of the Center Educational Technician of the Paranaense West? CTESOP. In the bibliographical research one becomes a study on management of the quality and quality in the superior education. After that a sample estratificada of 259 academics, a population of 790 was selected, considering a amostral error of 5% and reliable 95%. For the professors and staff who acts in the administrative area all universe was collected. One arose in this research the following factors of quality: certain, local time adjusted, clarity, precisão/validade, availability, rapidity, courtesy, knowledge of the service, adjusted cost, eficácia/segurança, ability, trustworthiness, communication, integrity, empatia, professionalism, flexibility, technology and dimension of access. The respondents had designated its degree of agreement or discord with each question, using themselves of?A? for excellent,;?B? for good,; to regulate and?D? for bad. The analysis presented negative affirmations in the quality factors rapidity, in the segments biblioteca/copiadora and in the adjusted cost, it was verified that the paid remuneration can improve the given services. It was clearly that the institution fulfills determined stated periods, but must diminish the forecasts of the times for delivery of requests, Or either the documents are written correctly even so not quickly. This demonstrated the confidence in that it is executed providing to the users the credibility in the institution for the way as it is managed. He was evidenced that the environment of the college well is identified and of easy access. So that the quality happens of fact sends regards presentation to it of these results to the controllers and the academic community, so that through participativas quarrels if it can find adequate solutions to the problematic one raised.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaRicci, Sandra Mara2012-10-20T23:04:27Z2012-10-20T23:04:27Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135f.| il.application/pdf234653http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T23:04:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T23:04:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
title Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
spellingShingle Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
Ricci, Sandra Mara
Engenharia de produção
Ensino superior
Gestao da qualidade total
Qualidade (Educação)
title_short Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
title_full Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
title_fullStr Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
title_full_unstemmed Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
title_sort Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Cahteaubriand-PR
author Ricci, Sandra Mara
author_facet Ricci, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valladares, Angelise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricci, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Gestao da qualidade total
Qualidade (Educação)
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Gestao da qualidade total
Qualidade (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T23:04:27Z
2012-10-20T23:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 234653
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85779
identifier_str_mv 234653
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128885932033