Um olhar a partir das obras de Tarsila do Amaral: o desenvolvimento de uma coleção de estampas com enfoque na brasilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199480 |
Resumo: | PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
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Um olhar a partir das obras de Tarsila do Amaral: o desenvolvimento de uma coleção de estampas com enfoque na brasilidadeTarsila do AmaralEstampariaPadronagemArteBrasilidadePCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Este trabalho relata o desenvolvimento de uma coleção de estampas inspirada nas obras de Tarsila do Amaral. Essa criação representa a transferência de conteúdo artístico para a moda, possibilitando a popularização da arte e a ressignificação de conceitos. Dessa forma, a fundamentação do projeto foi baseada na análise da produção artística de Tarsila durante o período antropofágico e nas características desse movimento. Esse estudo expressou a importância do entendimento das noções de brasilidade e permitiu a revisão da mesma, apresentada por meio da retratação da cultura brasileira através da seleção de elementos característicos das regiões geográficas brasileiras. A elaboração das estampas foi realizada por meio de módulos, posteriormente transformados em estampas corridas. Apesar do projeto possuir caráter autoral, buscou-se conservar elementos presentes nos quadros de Tarsila, como uma reminiscência do trabalho da artista. A utilização do design e da metodologia de Burdek proporcionou um processo de criação consciente, onde foi possível adicionar significado e embasamento teórico na construção de estampas.This essay reports the development of a print collection inspired by Tarsila do Amaral. Therefore, this work performs a transfer of meaning from art to fashion, enabling the popularization of artistic concepts and their reframing. In this way, the basis of this project is founded by the analysis of Tarsila artistic production during anthropophagy period, in addition to the movement characteristics. The understanding provided by the anterior study evidenced the importance of understanding the Brazilian valorization concepts and allowed their revision, achieved though the selection of Brazilian regional elements. The designing of the prints was done by the creation of modules, that where afterwards transformed into patterns. Although the aim of the project is an copyright work, it was also pursued to preserve elements used in Tarsila's paintings, as a reminiscence of her work. The knowledge of design concepts and the use of Burdek methodology, provided a process of conscious creation where was possible the addition of meaning and theoretical foundation in the prints construction.Florianópolis, SCSantos, Rochelle Cristina dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPetrucci, Maryellen Ignacio2019-07-30T23:41:18Z2019-07-30T23:41:18Z2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199480info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-30T23:41:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199480Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-30T23:41:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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