Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bentancourt, Silvia Maria Puentes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160691
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015
id UFSC_92258c3b3c2917208d64ff4af5e9ba87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160691
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EADEngenharia e gestão do conhecimentoSistemas de informaçãoConfiabilidadeEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015A qualidade da informação recebida influencia a qualidade das ações e decisões que ela gera. Tomar precauções para assegurar sua qualidade é imprescindível quando a informação é oferecida e/ou obtida de forma não presencial. Mediante um estudo exploratório e qualitativo, com variáveis quantificáveis, busca-se avaliar a aplicabilidade do instrumento ServQual para uso na gestão da qualidade da informação em um ambiente de educação a distância. O instrumento concebido para avaliar a qualidade de serviços, uma vez que a informação pode ser entendida como um serviço, pode ser incorporado ao modelo PSP/IQ de gestão da qualidade da informação. O ServQual foi adaptado para avaliar a qualidade da informação em ambiente virtual e serviu para coleta e produção de dados num levantamento de opinião. Utilizaram-se medidas de confiabilidade e variabilidade para verificação do instrumento. Os resultados apontaram os constructos confiabilidade e tangibilidade como os mais importantes pelos participantes, indistintamente o papel desempenhado no curso quando questionados sobre suas expectativas. Para a melhoria da informação no curso, se deverá focar em torná-la mais fácil de encontrar, disponibilizá-las no prazo prometido e aproveitar os recursos do chat. Sugere-se nova avaliação após um ano, na fase final do curso.<br>Abstract : The quality of the received information influences the quality of the actions and decisions that it generates. Take precautions to ensure their quality is essential when information is provided and/or obtained without human mediator. Through an exploratory qualitative study, with measurable variables, it seeks to evaluate the applicability of ServQual instrument for use in the management of the quality of information in an environment of distance education. The instrument designed to evaluate the quality of services, since the information can be understood as a service, can be embedded in the PSP/IQ model of management of the quality of information. The ServQual was adapted to assess the quality of the information in a virtual environment and served for collection and production data with a survey. It was used the reliability and variability measures for checking the instrument. The results pointed out the characteristics reliability and tangibility as the most important by the participants, without distinction the role-played in the course when asked about their expectations. To improve the information quality, should make it easier to find, make available in the right time and enrich the chat. It is suggested new evaluation after a year, in the final phase of the course.Bastos, Rogerio CidBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaBentancourt, Silvia Maria Puentes2016-04-19T04:09:56Z2016-04-19T04:09:56Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il., tabs., grafs.application/pdf337966https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160691porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:09:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160691Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:09:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
title Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
spellingShingle Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
Bentancourt, Silvia Maria Puentes
Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas de informação
Confiabilidade
Ensino à distância
title_short Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
title_full Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
title_fullStr Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
title_full_unstemmed Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
title_sort Servqual como instrumento de gestão da qualidade da informação em ambiente EAD
author Bentancourt, Silvia Maria Puentes
author_facet Bentancourt, Silvia Maria Puentes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Rogerio Cid
Bastos, Lia Caetano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bentancourt, Silvia Maria Puentes
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas de informação
Confiabilidade
Ensino à distância
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas de informação
Confiabilidade
Ensino à distância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-19T04:09:56Z
2016-04-19T04:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337966
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160691
identifier_str_mv 337966
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652059941011456