Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Vinícius Balbino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres.
id UFSC_9339844b241de82a47679c4ee4a33b33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190977
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométricaEnsino de FísicaSurdezInclusãoO presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres.CEFET-RJ2018-11-01T04:41:25Z2018-11-01T04:41:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Regohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977PAIVA, Vinícius Balbinoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T04:41:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T04:41:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
title Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
spellingShingle Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
PAIVA, Vinícius Balbino
Ensino de Física
Surdez
Inclusão
title_short Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
title_full Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
title_fullStr Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
title_full_unstemmed Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
title_sort Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
author PAIVA, Vinícius Balbino
author_facet PAIVA, Vinícius Balbino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Vinícius Balbino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Surdez
Inclusão
topic Ensino de Física
Surdez
Inclusão
description O presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-11-01T04:41:25Z
2018-11-01T04:41:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Rego
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977
identifier_str_mv PAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Rego
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFET-RJ
publisher.none.fl_str_mv CEFET-RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652181671247872