Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977 |
Resumo: | O presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres. |
id |
UFSC_9339844b241de82a47679c4ee4a33b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190977 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométricaEnsino de FísicaSurdezInclusãoO presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres.CEFET-RJ2018-11-01T04:41:25Z2018-11-01T04:41:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Regohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977PAIVA, Vinícius Balbinoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T04:41:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-01T04:41:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
title |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
spellingShingle |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica PAIVA, Vinícius Balbino Ensino de Física Surdez Inclusão |
title_short |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
title_full |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
title_fullStr |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
title_full_unstemmed |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
title_sort |
Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica |
author |
PAIVA, Vinícius Balbino |
author_facet |
PAIVA, Vinícius Balbino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAIVA, Vinícius Balbino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Surdez Inclusão |
topic |
Ensino de Física Surdez Inclusão |
description |
O presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-11-01T04:41:25Z 2018-11-01T04:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Rego https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Rego |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEFET-RJ |
publisher.none.fl_str_mv |
CEFET-RJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042829858897920 |