A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114878 |
Resumo: | No Brasil, as bibliotecas universitárias tem um peso relevante nas avaliações das Instituições de Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa, o ensino e o aprendizado através da provisão do acesso à informação. O mercado de trabalho exige do bibliotecário novas habilidades e conhecimentos, definidos como competência em informação, com ênfase no aprendizado no decorrer da vida. A ideia de criar um modelo de biblioteca escola é amparado em outros modelos já existentes: hospital-escola, farmácia-escola que buscam envolver o estudante em situações reais de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão literária em bases de dados nacionais e internacionais, em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado bem como, livros sobre o assunto. Amplia-se esta pesquisa por meio dos procedimentos metodológicos adotados, com aplicação de enquete inicial e posteriormente aplicação de questionários, que deverão proporcionar avaliações e reflexões sobre o assunto, possibilitando o alcance do principal resultado que é, desenvolver um modelo de biblioteca – escola, a partir da integração entre os processos de ensino desenvolvidos nas disciplinas dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Depto de Ciências da Informação do CED, com a estrutura organizacional e funcional atual da Biblioteca Universitária da UFSC. |
id |
UFSC_9428c9c13fb24bd836c3dd8d154cdd8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114878 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACYNo Brasil, as bibliotecas universitárias tem um peso relevante nas avaliações das Instituições de Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa, o ensino e o aprendizado através da provisão do acesso à informação. O mercado de trabalho exige do bibliotecário novas habilidades e conhecimentos, definidos como competência em informação, com ênfase no aprendizado no decorrer da vida. A ideia de criar um modelo de biblioteca escola é amparado em outros modelos já existentes: hospital-escola, farmácia-escola que buscam envolver o estudante em situações reais de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão literária em bases de dados nacionais e internacionais, em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado bem como, livros sobre o assunto. Amplia-se esta pesquisa por meio dos procedimentos metodológicos adotados, com aplicação de enquete inicial e posteriormente aplicação de questionários, que deverão proporcionar avaliações e reflexões sobre o assunto, possibilitando o alcance do principal resultado que é, desenvolver um modelo de biblioteca – escola, a partir da integração entre os processos de ensino desenvolvidos nas disciplinas dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Depto de Ciências da Informação do CED, com a estrutura organizacional e funcional atual da Biblioteca Universitária da UFSC.2013-12-18T18:16:42Z2013-12-18T18:16:42Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114878Ramos, Magda Camargo LangeSantiago, Marcia DietrichMay, Paulo Robertoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:18:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:18:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
title |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
spellingShingle |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY Ramos, Magda Camargo Lange |
title_short |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
title_full |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
title_fullStr |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
title_full_unstemmed |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
title_sort |
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
author |
Ramos, Magda Camargo Lange |
author_facet |
Ramos, Magda Camargo Lange Santiago, Marcia Dietrich May, Paulo Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Marcia Dietrich May, Paulo Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Magda Camargo Lange Santiago, Marcia Dietrich May, Paulo Roberto |
description |
No Brasil, as bibliotecas universitárias tem um peso relevante nas avaliações das Instituições de Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa, o ensino e o aprendizado através da provisão do acesso à informação. O mercado de trabalho exige do bibliotecário novas habilidades e conhecimentos, definidos como competência em informação, com ênfase no aprendizado no decorrer da vida. A ideia de criar um modelo de biblioteca escola é amparado em outros modelos já existentes: hospital-escola, farmácia-escola que buscam envolver o estudante em situações reais de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão literária em bases de dados nacionais e internacionais, em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado bem como, livros sobre o assunto. Amplia-se esta pesquisa por meio dos procedimentos metodológicos adotados, com aplicação de enquete inicial e posteriormente aplicação de questionários, que deverão proporcionar avaliações e reflexões sobre o assunto, possibilitando o alcance do principal resultado que é, desenvolver um modelo de biblioteca – escola, a partir da integração entre os processos de ensino desenvolvidos nas disciplinas dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Depto de Ciências da Informação do CED, com a estrutura organizacional e funcional atual da Biblioteca Universitária da UFSC. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18T18:16:42Z 2013-12-18T18:16:42Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114878 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652301712228352 |