Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Cardozo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251842
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.
id UFSC_94381f9ef6672a6fe985fbdf242aa9da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251842
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressosUniversidades e faculdadesAdministração universitáriaUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.A pesquisa teve como objetivo desenvolver um fluxo de atividades para um programa de conexão com egressos, baseado no estudo de caso realizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Projeto de Extensão ?CCA Conecta Egressos?, realizado entre dezembro de 2020 a junho de 2022. O projeto consiste em encontros virtuais transmitidos ao vivo pela rede social YouTube, nos quais os egressos formandos no CCA nos cursos de graduação e ou pós-graduação das áreas de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Zootecnia relatam as suas trajetórias acadêmicas e profissionais. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, aplicada e descritiva, com o método de estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com a análise das estratégias adotadas por 11 Instituições de Ensino Superior (IES) analisadas e suas respectivas associações de egressos. Constatou-se que a maioria realiza ações para promover conexão com seus egressos que podem classificadas na teoria de Cabral (2021), quando ele aponta os cinco pilares de gestão de egressos. Foi possível verificar que grande parte das IES realiza ações referentes aos pilares. Já, ao analisar os resultados das 36 lives do Projeto ?CCA Conecta Egressos?, foi possível identificar a participação de 99 conferencistas, sendo 73 egressos, 20 docentes e seis discentes. A maioria dos egressos cursou somente o nível de graduação, concluiu o curso entre 2011 e 2020, permaneceu no Estado de Santa Catarina e atua em cargos de pesquisa e desenvolvimento. A análise dos indicadores de desempenho das lives por meio dos relatórios do Google Analytics permitiu identificar as métricas geradas pelo projeto em relação aos indicadores referentes à visão geral, ao alcance, ao engajamento e ao público. De um modo geral, o projeto alcançou 6.629 visualizações, gerou mais de 1.462 horas de exibição, tendo uma média de 366 horas por grupo de lives por temática. A média de duração das lives foi de 1:31:29, o percentual médio das visualizações das lives foi de 16,4% e a taxa de cliques foi de 3,4%. O fluxo de atividades apresentado para orientar a reaplicação do projeto foi elaborado com base na experiência prática com a aplicação do projeto de pesquisa, a partir do levantamento e da descrição das ações adotadas e considerando somente recursos disponíveis pela instituição. Com base na prática, foi possível identificar ações que foram classificadas em níveis: \"Estrutura\", envolvendo sensibilização, formalização, formação da equipe e requisitos; \"Abrangência\", definindo áreas, cursos e conferencistas; \"Preparação\", com ações referentes à configuração da live, divulgação, roteiro e reunião com os conferencistas; e \"Aplicação\", com ações durante e após as transmissões. Ao final, foram apresentadas sugestões para aprimorar o projeto e fortalecer sua relação com a comunidade acadêmica e os egressos.Abstract: The research aimed to develop a workflow for an alumni engagement program, based on a case study conducted at the Center for Agricultural Sciences (CCA) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) through the Extension Project \"CCA Connects Alumni,\" carried out from December 2020 to June 2022. The project involved virtual meetings live-streamed on the social media platform YouTube, where alumni from the undergraduate and postgraduate courses in Agronomy, Aquaculture Engineering, Food Science and Technology, and Animal Science shared their academic and professional trajectories. The study employed a qualitative, applied, and descriptive approach using the case study and action research method. It analyzed strategies employed by 11 Higher Education Institutions (HEIs) and their respective alumni associations to foster alumni engagement, categorized according to Cabral's five pillars of alumni management (2021). The findings revealed that the majority of HEIs implemented actions related to these pillars. Additionally, analyzing the results of 36 sessions of the \"CCA Connects Alumni\" Project, 99 speakers participated, including 73 alumni, 20 faculty members, and six students. Most alumni completed only their undergraduate studies, graduated between 2011 and 2020, remained in the state of Santa Catarina, and pursued careers in research and development. By assessing the performance indicators of the live sessions using Google Analytics reports, metrics were identified regarding overall views, reach, engagement, and audience. The project achieved a total of 6,629 views, generating over 1,462 hours of watch time, with an average of 366 hours per thematic group of sessions. The average live duration was 1 hour, 31 minutes, and 29 seconds, with an average view rate of 16.4% and a click-through rate of 3.4%. The proposed workflow to guide the project's replication was developed based on practical experience gained during the research project's implementation. It involved assessing and describing the adopted actions, considering only the institution's available resources. The workflow categorized actions into four levels: \"Structure,\" encompassing sensitization, formalization, team formation, and requirements; \"Scope,\" defining areas, courses, and speakers; \"Preparation,\" including live setup, promotion, scripting, and meetings with speakers; and \"Implementation,\" covering actions during and after the broadcasts. Finally, suggestions were presented to enhance the project and strengthen its relationship with the academic community and alumni.Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Aline Cardozo2023-11-08T23:26:12Z2023-11-08T23:26:12Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 p.| il.application/pdf384026https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251842porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T23:26:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-08T23:26:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
title Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
spellingShingle Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
Pereira, Aline Cardozo
Universidades e faculdades
Administração universitária
Universidades e faculdades
title_short Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
title_full Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
title_fullStr Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
title_full_unstemmed Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
title_sort Proposta de fluxo de atividades para um programa de conexão entre as universidades e os egressos
author Pereira, Aline Cardozo
author_facet Pereira, Aline Cardozo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Administração universitária
Universidades e faculdades
topic Universidades e faculdades
Administração universitária
Universidades e faculdades
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08T23:26:12Z
2023-11-08T23:26:12Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 384026
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251842
identifier_str_mv 384026
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652156960505856