A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berto, Cynthia Sagaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_94cc793dbdd4706cf6367fa73bb7b9e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188025
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa CatarinaProfessores Admitidos em Caráter temporário (ACT)Educação BásicaPrecarização do trabalho docenteRede Estadual de Ensino de Santa CatarinaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O presente estudo tem como objetivo investigar a prática de contratação temporária de docentes para a Educação Básica na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, buscando compreender a temporariedade de docentes enquanto prática política do poder público na educação e a sua relação com o processo de precarização do trabalho e desvalorização docente. Entre as questões de pesquisa está: Como tem se dado a contratação temporária nos últimos anos na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (REESC)? Trata-se de uma pesquisa quanti e qualitativa, do tipo exploratório, com revisão bibliográfica e análises de dados estatísticos. Para tanto foi necessário inicialmente mapear produções acadêmicas da área referente à temática, buscando pelas possíveis implicações desta prática de contratação de professores da educação pública brasileira e da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, dentro de uma década, entre os anos de 2007 a 2017. No segundo momento foi feito um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, a partir do Censo da Educação Básica divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na seção Sinopses Estatísticas da Educação Básica. A partir das leituras e da análise dos dados, conclui-se que: há uma supremacia, ou seja, predomínio de docentes temporários ao invés de professores efetivos; Santa Catarina tem os números mais elevados de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) entre os estados do Sul do Brasil; o maior problema enfrentado nas escolas estaduais na quantidade de ACT está nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; o elevado número de ACT nas escolas estaduais em Florianópolis e São José é antigo e permanente; por fim, esse tipo de contratação de professores tem contribuído para um processo de precarização do trabalho, da qualidade na educação e desvalorização docente.Florianópolis, SC.Triches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBerto, Cynthia Sagaz2018-07-10T19:46:49Z2018-07-10T19:46:49Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T19:46:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T19:46:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
title A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
spellingShingle A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
Berto, Cynthia Sagaz
Professores Admitidos em Caráter temporário (ACT)
Educação Básica
Precarização do trabalho docente
Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
title_short A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
title_full A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
title_fullStr A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
title_full_unstemmed A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
title_sort A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
author Berto, Cynthia Sagaz
author_facet Berto, Cynthia Sagaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triches, Jocemara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Berto, Cynthia Sagaz
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Admitidos em Caráter temporário (ACT)
Educação Básica
Precarização do trabalho docente
Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
topic Professores Admitidos em Caráter temporário (ACT)
Educação Básica
Precarização do trabalho docente
Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10T19:46:49Z
2018-07-10T19:46:49Z
2018-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952197730304