A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
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A supremacia de professores admitidos em caráter temporário para educação básica na rede pública estadual de Santa CatarinaProfessores Admitidos em Caráter temporário (ACT)Educação BásicaPrecarização do trabalho docenteRede Estadual de Ensino de Santa CatarinaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O presente estudo tem como objetivo investigar a prática de contratação temporária de docentes para a Educação Básica na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, buscando compreender a temporariedade de docentes enquanto prática política do poder público na educação e a sua relação com o processo de precarização do trabalho e desvalorização docente. Entre as questões de pesquisa está: Como tem se dado a contratação temporária nos últimos anos na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (REESC)? Trata-se de uma pesquisa quanti e qualitativa, do tipo exploratório, com revisão bibliográfica e análises de dados estatísticos. Para tanto foi necessário inicialmente mapear produções acadêmicas da área referente à temática, buscando pelas possíveis implicações desta prática de contratação de professores da educação pública brasileira e da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, dentro de uma década, entre os anos de 2007 a 2017. No segundo momento foi feito um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, a partir do Censo da Educação Básica divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na seção Sinopses Estatísticas da Educação Básica. A partir das leituras e da análise dos dados, conclui-se que: há uma supremacia, ou seja, predomínio de docentes temporários ao invés de professores efetivos; Santa Catarina tem os números mais elevados de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) entre os estados do Sul do Brasil; o maior problema enfrentado nas escolas estaduais na quantidade de ACT está nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; o elevado número de ACT nas escolas estaduais em Florianópolis e São José é antigo e permanente; por fim, esse tipo de contratação de professores tem contribuído para um processo de precarização do trabalho, da qualidade na educação e desvalorização docente.Florianópolis, SC.Triches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBerto, Cynthia Sagaz2018-07-10T19:46:49Z2018-07-10T19:46:49Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T19:46:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T19:46:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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