Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180323 |
Resumo: | Guimarães, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) / Marcos Denilson Guimarães. – Guarulhos, 2017. 213 f. Doutorado – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2017. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Why to teach Drawing in primary school? A study on its purposes (1829-1950). 1. Curso Primário. 2. Desenho. 3. Finalidades. 4. São Paulo. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título. |
id |
UFSC_96164f30256fe8020786ea99883f240d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180323 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950)Curso primárioDesenhoFinalidadesSão PauloElementarRudimentarGuimarães, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) / Marcos Denilson Guimarães. – Guarulhos, 2017. 213 f. Doutorado – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2017. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Why to teach Drawing in primary school? A study on its purposes (1829-1950). 1. Curso Primário. 2. Desenho. 3. Finalidades. 4. São Paulo. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.Este estudo buscou investigar em perspectiva histórica que transformações sofreram as finalidades do ensino do Desenho no curso primário, no período de 1829-1950. Adotou-se tal marco cronológico considerando-se, respectivamente, o ano do primeiro manual encontrado para o ensino do Desenho e o ano da publicação dos programas paulistas de 1949/50, nos quais esteve presente a matéria de Desenho. As fontes examinadas foram documentos oficiais de ensino: leis, decretos, decisões, programas, relatórios, parecer e manuais escolares e revistas pedagógicas. Analisar as transformações das finalidades do Desenho implicou buscar entender o porquê do Desenho como uma das matérias do curso primário. Neste sentido, esta investigação pautou-se nos estudos de Chervel (1990) para o entendimento de finalidades escolares; nos estudos de Trouvé (2008, 2010) acerca da concepção do par elementar/rudimentar e nos pressupostos teórico-metodológicos advindos da história cultural de Chartier (1990). O exame das fontes permitiu identificar que ao ensino do Desenho foram atribuídas diferentes finalidades que se transformaram ao longo do tempo. Entre permanências e rupturas, o ensino do Desenho no curso primário constituiu-se como fruto de um processo notadamente marcado pela apropriação de discursos. Constatou-se, no primeiro período analisado (primeira e segunda metades do século XIX), que o ensino do Desenho teve como finalidade principal desenvolver habilidades manual e visual, de modo a educar a vista e tornar a mão firme para a construção de figuras geométricas e para trabalhos posteriores. Assim, sob a forma de elementos, servia de acesso a saberes mais elaborados, cuja aprendizagem de conceitos abstratos e teóricos estava atrelada a um tipo especial de saber avançado, denominado geometria euclidiana. Encarado como rubrica de rudimentos (toda a primeira metade do século XX), ao ganhar autonomia em relação à geometria, o ensino do Desenho passou a ser visto como um meio de habilitar as crianças para profissões futuras, desenvolver as suas faculdades intelectivas e motoras, promover a observação, educar o julgamento e desenvolver o sentido estético.Valente, Wagner RodriguesGuimarães, Marcos Denilson2017-10-18T22:08:42Z2017-10-18T22:08:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). 2017. 213f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180323porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-18T22:12:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-18T22:12:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
title |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
spellingShingle |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) Guimarães, Marcos Denilson Curso primário Desenho Finalidades São Paulo Elementar Rudimentar |
title_short |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
title_full |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
title_fullStr |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
title_full_unstemmed |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
title_sort |
Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) |
author |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_facet |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso primário Desenho Finalidades São Paulo Elementar Rudimentar |
topic |
Curso primário Desenho Finalidades São Paulo Elementar Rudimentar |
description |
Guimarães, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950) / Marcos Denilson Guimarães. – Guarulhos, 2017. 213 f. Doutorado – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2017. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Why to teach Drawing in primary school? A study on its purposes (1829-1950). 1. Curso Primário. 2. Desenho. 3. Finalidades. 4. São Paulo. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-18T22:08:42Z 2017-10-18T22:08:42Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). 2017. 213f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180323 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Marcos Denilson. Por que ensinar Desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). 2017. 213f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652316198305792 |