Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi, Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_96b40085b9a75388c7a08144b1656d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91723
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDevechi, Catia Piccolo VieroJantsch, Ari PauloBannell, Ralph Ings2012-10-24T01:52:24Z2012-10-24T01:52:24Z20082008251814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO trabalho busca discutir a racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas como possibilidade alternativa de fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. A nossa tese é de que a racionalidade comunicativa ofereceria à pluralidade teórico-interpretativa da educação atual a possibilidade integrativa no desenvolvimento das pesquisas. Por meio de justificações argumentadas, tal racionalidade admitiria a fundamentação pelo consenso discursivo que é sempre suscetível de refutação. Entendemos que o movimento de rejeição à fundamentação da educação por um foco epistemológico, em seu sentido tradicional, não pode significar a aceitação tácita da tese do relativismo teórico ou então a descrença em uma racionalidade mais universalizada, mas a possibilidade de uma conversação inteligente que permita certificar validades para o mundo que é comum a todos. Tal proposta exigiria entre outras modificações, desenvolver a competência comunicativa dos pesquisadores ao ponto de relativizar as suas próprias concepções teóricas, em benefício de um horizonte mais alargado de compreensão.200 f.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoComunicação na educaçãoRacionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL251814.pdfapplication/pdf566114https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/1/251814.pdf8e84f1614fe4a6210889223ad2b36f57MD51TEXT251814.pdf.txt251814.pdf.txtExtracted Texttext/plain396842https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/2/251814.pdf.txtdd008bc77e21ae2ffa3458ad58683937MD52THUMBNAIL251814.pdf.jpg251814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg760https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/3/251814.pdf.jpg8a57f174b8a7d4c14b8c18bb53cab5aaMD53123456789/917232013-04-30 18:29:54.073oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:29:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
title Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
spellingShingle Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
Devechi, Catia Piccolo Viero
Educação
Comunicação na educação
title_short Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
title_full Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
title_fullStr Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
title_full_unstemmed Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
title_sort Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
author Devechi, Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi, Catia Piccolo Viero
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi, Catia Piccolo Viero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jantsch, Ari Paulo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bannell, Ralph Ings
contributor_str_mv Jantsch, Ari Paulo
Bannell, Ralph Ings
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Comunicação na educação
topic Educação
Comunicação na educação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:52:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T01:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 251814
identifier_str_mv 251814
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/1/251814.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/2/251814.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/3/251814.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e84f1614fe4a6210889223ad2b36f57
dd008bc77e21ae2ffa3458ad58683937
8a57f174b8a7d4c14b8c18bb53cab5aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805201844436992