Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_96b40085b9a75388c7a08144b1656d9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91723 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaDevechi, Catia Piccolo VieroJantsch, Ari PauloBannell, Ralph Ings2012-10-24T01:52:24Z2012-10-24T01:52:24Z20082008251814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO trabalho busca discutir a racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas como possibilidade alternativa de fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. A nossa tese é de que a racionalidade comunicativa ofereceria à pluralidade teórico-interpretativa da educação atual a possibilidade integrativa no desenvolvimento das pesquisas. Por meio de justificações argumentadas, tal racionalidade admitiria a fundamentação pelo consenso discursivo que é sempre suscetível de refutação. Entendemos que o movimento de rejeição à fundamentação da educação por um foco epistemológico, em seu sentido tradicional, não pode significar a aceitação tácita da tese do relativismo teórico ou então a descrença em uma racionalidade mais universalizada, mas a possibilidade de uma conversação inteligente que permita certificar validades para o mundo que é comum a todos. Tal proposta exigiria entre outras modificações, desenvolver a competência comunicativa dos pesquisadores ao ponto de relativizar as suas próprias concepções teóricas, em benefício de um horizonte mais alargado de compreensão.200 f.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoComunicação na educaçãoRacionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL251814.pdfapplication/pdf566114https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/1/251814.pdf8e84f1614fe4a6210889223ad2b36f57MD51TEXT251814.pdf.txt251814.pdf.txtExtracted Texttext/plain396842https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/2/251814.pdf.txtdd008bc77e21ae2ffa3458ad58683937MD52THUMBNAIL251814.pdf.jpg251814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg760https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/3/251814.pdf.jpg8a57f174b8a7d4c14b8c18bb53cab5aaMD53123456789/917232013-04-30 18:29:54.073oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:29:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
title |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
spellingShingle |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico Devechi, Catia Piccolo Viero Educação Comunicação na educação |
title_short |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
title_full |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
title_fullStr |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
title_full_unstemmed |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
title_sort |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
author |
Devechi, Catia Piccolo Viero |
author_facet |
Devechi, Catia Piccolo Viero |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Devechi, Catia Piccolo Viero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jantsch, Ari Paulo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bannell, Ralph Ings |
contributor_str_mv |
Jantsch, Ari Paulo Bannell, Ralph Ings |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Comunicação na educação |
topic |
Educação Comunicação na educação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:52:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T01:52:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
251814 |
identifier_str_mv |
251814 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
200 f.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/1/251814.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/2/251814.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91723/3/251814.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e84f1614fe4a6210889223ad2b36f57 dd008bc77e21ae2ffa3458ad58683937 8a57f174b8a7d4c14b8c18bb53cab5aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805201844436992 |