As representações sociais da trajetória profissional e do produtivismo entre as docentes de administração em Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216188 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020. |
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As representações sociais da trajetória profissional e do produtivismo entre as docentes de administração em Santa CatarinaAdministraçãoRepresentações sociaisEquidade de gêneroEnsino superiorCarreira profissionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.O presente estudo desenvolveu-se no sentido da busca pela compreensão das dinâmicas vivenciais que a teoria das Representações Sociais proporciona no contexto profissional das docentes do stricto sensu em Administração. Pretendeu-se suprir uma lacuna teórica existente no âmbito dos estudos desta teoria social, no sentido de contribuir com a interpretação das percepções deste público específico. Como objetivo geral buscou-se interpretar as Representações Sociais das docentes dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração em Santa Catarina no que tange à sua trajetória profissional no ambiente acadêmico. Dentre os objetivos específicos constam a construção do perfil de pesquisadora dos PPGAs de Santa Catarina com base na sua trajetória de vida; a identificação de possíveis diferenças, convergências ou tensões entre as Representações Sociais das docentes do stricto sensu em relação à equidade de gênero no ensino superior; e a identificação das Representações Sociais das docentes do stricto sensu no que se refere aos critérios de avaliação dos PPG pela Capes. Cada objetivo compreendeu uma metodologia para o seu desenvolvimento, sendo uma delas a aplicação de um questionário virtual às docentes e a realização de entrevistas em profundidade. A escolha por uma abordagem multimétodo com ênfase no método qualitativo visou possibilitar o conhecimento com profundidade do campo empírico que foi analisando por meio das principais atrizes envolvidas. A construção do conhecimento é um processo de transformação da ciência e do cientista, onde nenhum indivíduo encerra um ciclo sem ter sido por ele afetado e transformado. Da mesma forma se dá o processo de reflexão sobre a trajetória acadêmica e o sistema de educação e avaliação do ensino superior e da pós-graduação. Percebe-se o questionamento sobre a indústria que se construiu em torno das métricas de avaliação da pós-graduação e sobre como essa indústria envolve e absorve o pesquisador, fazendo com que as regras desse sistema sejam aceitas e reproduzidas sem hesitar. Considera-se que o ambiente acadêmico torna-se mais rico com as diferenças e com a diversidade entre mulheres e homens. Um olhar de complementaridade e cooperação deve estar inserido nas relações e interações entre os profissionais que se dedicam ao aprimoramento científico. Para as docentes a vitimização é um comportamento ultrapassado. O enfrentamento das adversidades e inequidades tornou-se habitual para estas mulheres. O que está em pauta na vida delas é a realização de seus sonhos e a afirmação de suas escolhas. Em sua trajetória profissional elas empreenderam mudanças quebrando barreiras culturais e modificando estereótipos em favor de um mundo mais igualitário de oportunidades. A interpretação das representações sociais da trajetória profissional das docentes do stricto sensu em Administração em Santa Catarina permitiu identificar a sua visão sobre as rotinas da atividade de docente e pesquisadora, os motivos que desencadearam na escolha pela profissão, as características afetivas que atribuem à dimensão profissional e pessoal, os malabarismos necessários para a dedicação aos estudos e, especialmente, às perspectivas que têm do futuro do stricto sensu e das pesquisas que desenvolvem.Abstract: The present study was developed in the sense of the search for the understanding of the experiential dynamics that the theory of Social Representations provides in the professional context of stricto sensu teachers in Administration. It was intended to fill a theoretical gap in the scope of studies of this social theory, in order to contribute to the interpretation of the perceptions of this specific audience. As a general objective, we sought to interpret the Social Representations of professors of the Master's and Doctorate in Administration programs in Santa Catarina with regard to their professional trajectory in the academic environment. Among the specific objectives are the construction of the researcher profile of the PPGAs in Santa Catarina based on her life trajectory; the identification of possible differences, convergences or tensions between the Social Representations of stricto sensu teachers in relation to gender equity in higher education; and the identification of the Social Representations of stricto sensu teachers in relation to the evaluation criteria for PPG by Capes. Each objective included a methodology for its development, one of which was the application of a virtual questionnaire to teachers and the conduct of in-depth interviews. The choice for a multimethod approach with an emphasis on the qualitative method aimed to enable knowledge with depth of the empirical field that was analyzed through the main actresses involved. The construction of knowledge is a process of transformation of science and of the scientist, where no individual ends a cycle without having been affected and transformed by it. In the same way, there is a process of reflection on the academic trajectory and the education and evaluation system in higher education and postgraduate studies. We can see the questioning about the industry that was built around the metrics of postgraduate evaluation and about how this industry involves and absorbs the researcher, making the rules of this system accepted and reproduced without hesitation. It is considered that the academic environment becomes richer with the differences and diversity between women and men. A look of complementarity and cooperation must be inserted in the relationships and interactions between professionals who are dedicated to scientific improvement. For teachers, victimization is an outdated behavior. Coping with adversities and inequities has become commonplace for these women. What is at stake in their lives is the fulfillment of their dreams and the affirmation of their choices. In their professional career they undertook changes by breaking cultural barriers and modifying stereotypes in favor of a more equal world of opportunities. The interpretation of the social representations of the professional trajectory of stricto sensu teachers in Administration in Santa Catarina allowed to identify their view on the routines of the activity of teacher and researcher, the reasons that triggered the choice of the profession, the affective characteristics that they attribute to the professional dimension and personal, the juggling necessary for dedication to studies and, especially, to the perspectives they have of the future of the stricto sensu and the research they develop.Boeira, Sérgio LuisUniversidade Federal de Santa CatarinaSehnem, Alyne2020-10-21T21:26:37Z2020-10-21T21:26:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis168 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369491https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216188porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:26:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216188Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:26:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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