O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado. |
id |
UFSC_96ec5dc93c5852ead4bc98bf63803720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97183 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
MORAES, ALTAIR ALVES DESIMÃO, VALDECIR ANTONIOSILVA, AMARILDO JORGE DA2012-11-08T18:28:45Z2012-11-08T18:28:45Z2005-12-10http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado.INPEAUO MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAltair Alves de Moraes.pdfAltair Alves de Moraes.pdfapplication/pdf166323https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/3/Altair%20Alves%20de%20Moraes.pdf3f1681ce35ffe9fcbf8e88fb0a2316adMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/971832014-05-21 11:26:28.141oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:26:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
title |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
spellingShingle |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ MORAES, ALTAIR ALVES DE |
title_short |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
title_full |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
title_fullStr |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
title_full_unstemmed |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
title_sort |
O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ |
author |
MORAES, ALTAIR ALVES DE |
author_facet |
MORAES, ALTAIR ALVES DE SIMÃO, VALDECIR ANTONIO SILVA, AMARILDO JORGE DA |
author_role |
author |
author2 |
SIMÃO, VALDECIR ANTONIO SILVA, AMARILDO JORGE DA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, ALTAIR ALVES DE SIMÃO, VALDECIR ANTONIO SILVA, AMARILDO JORGE DA |
description |
Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-08T18:28:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-08T18:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/3/Altair%20Alves%20de%20Moraes.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f1681ce35ffe9fcbf8e88fb0a2316ad 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805393393057792 |