O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, ALTAIR ALVES DE
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SIMÃO, VALDECIR ANTONIO, SILVA, AMARILDO JORGE DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183
Resumo: Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado.
id UFSC_96ec5dc93c5852ead4bc98bf63803720
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97183
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MORAES, ALTAIR ALVES DESIMÃO, VALDECIR ANTONIOSILVA, AMARILDO JORGE DA2012-11-08T18:28:45Z2012-11-08T18:28:45Z2005-12-10http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado.INPEAUO MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAltair Alves de Moraes.pdfAltair Alves de Moraes.pdfapplication/pdf166323https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/3/Altair%20Alves%20de%20Moraes.pdf3f1681ce35ffe9fcbf8e88fb0a2316adMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/971832014-05-21 11:26:28.141oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:26:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
title O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
spellingShingle O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
MORAES, ALTAIR ALVES DE
title_short O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
title_full O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
title_fullStr O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
title_full_unstemmed O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
title_sort O MARKETING INSTITUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO ECONOMICO E SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO: O CASO UNIFOZ
author MORAES, ALTAIR ALVES DE
author_facet MORAES, ALTAIR ALVES DE
SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
SILVA, AMARILDO JORGE DA
author_role author
author2 SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
SILVA, AMARILDO JORGE DA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, ALTAIR ALVES DE
SIMÃO, VALDECIR ANTONIO
SILVA, AMARILDO JORGE DA
description Este artigo tem como propósito abordar a importância e a viabilidade de aplicação do marketing nas instituições educacionais. Apenas, recentemente, pelo menos no Brasil, o marketing educacional vem ganhando corpo, ainda que timidamente, porque falta a estas instituições uma cultura de comunicação e de marketing. Assim como nas empresas, o marketing educacional deverá analisar desde o mercado disponível e potencial, o momento econômico, as demandas futuras, o desenvolvimento de novos serviços, a imagem da organização, a adequação aos padrões ambientais até a comunicação com o público consumidor. Este artigo ainda faz uma breve incursão sobre as mais variadas atividades do marketing nas instituições educacionais, para atender aos anseios da escola. Trata-se de um estudo preliminar bibliográfico, documental e de campo. Conclui-se que o marketing institucional pode de fato gerar mais riqueza para uma IES privada e, ainda contribuir para a sua permanência na arena competitiva, isto é, no mercado.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T18:28:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-08T18:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/3/Altair%20Alves%20de%20Moraes.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97183/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f1681ce35ffe9fcbf8e88fb0a2316ad
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805393393057792