Percepção da Usabilidade do Moodle como Ferramenta para o Ensino de Ciências Baseado em Investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Andréia Panchera
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tulha, Carinna Nunes
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171390
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
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spelling Percepção da Usabilidade do Moodle como Ferramenta para o Ensino de Ciências Baseado em InvestigaçãoSequências DidáticasAmbientes Virtuais de AprendizagemMoodleUsabilidadeEnsino de Ciências Baseado em Investigação.Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.Este trabalho tem como finalidade verificar a usabilidade de um modelo de Sequência Didática desenvolvido baseado na metodologia de ensino investigativo, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo escolhida a plataforma Moodle. O objetivo deste espaço educacional é representar apoio à aprendizagem, a fim de facilitar e intensificar o desenvolvimento de atividades baseadas em investigação, além da interação entre discentes e docentes. Visando isto, foram desenvolvidos cursos no formato de Sequências Didáticas baseadas no modelo de ensino de ciências baseado em investigação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas chaves, tendo como os autores Belloni (2012), Moran (2012), Nielsen (1994), Otto Peters (1983), como principal embasamento teórico. Para a percepção da experiência dos discentes e docentes sobre a usabilidade do sistema criado, foram desenvolvidos dois inquéritos diferentes baseados no modelo Tecnologia, Usabilidade e Pedagogia, os quais foram aplicados no final de cada curso. Deste modo, esta pesquisa é classificada como de caráter exploratório, aplicada, abordando o problema como uma pesquisa qualitativa. Esta pesquisa foi efetuada em duas instituições públicas de ensino básico das cidades de Araranguá e Balneário Arroio do Silva, o Instituto Federal de Santa Catarina e a Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, respectivamente. Foi realizado um censo com turmas do ensino médio totalizando 129 discentes, sendo 58 do primeiro ano da E.E.B. Apolônio Ireno Cardoso, 30 do terceiro ano e 41 do quarto ano do IFSC, além de uma docente de cada uma das instituições de ensino. Conclui-se que o uso da plataforma e das redes sociais para realização do cadastro teve uma boa receptividade com relação aos discentes, apresentando diversos pontos positivos, e atenderam suas necessidades. A partir da percepção dos docentes com relação as suas experiências trouxe sugestões de melhorias, como o desenvolvimento de cursos mais curtos, além da falta de infraestrutura na escola, disponibilidade de laboratórios de informática, Internet de baixa qualidade e ausência de suporte técnico.This work aims to verify the usability of a new instructional sequence model developed based on an investigative teaching methodology through a virtual learning environment; Moodle being the chosen platform. The objective of the studied educational space is to demonstrate support to learning when it facilitates and intensifies the development of activities based on research as well as the teacherstudent interaction. Accordingly, courses following the Didactic Sequence focusing on science teaching were created in this study. For the development of this research, a literature review of the key issues was conducted. The authors Belloni (2012), Moran (2012), Nielsen (1994), Otto Peters (1983) were the main theoretical basis. This study developed two surveys based on a Technology, Usability and Pedagogy model focusing on how teachers and students perceive the use of the created system applied at the end of each course. Hence, this research is classified as exploratory with a quantitative research approach. This research was conducted in two public institutions of basic education in Brazil; the Federal Institute of Santa Catarina, in Araranguá and the School of Basic Education Apolônio Ireno Cardoso, in Balneário Arroio do Silva. A total of 129 High School students took the surveys; 58 first year students from the School of Basic Education Apolônio Ireno Cardoso, 30 third year and 41 fourth year students from the Federal Institute of Santa Catarina, the survey was also taken by one teacher from each educational institution. The findings show that using the developed platform and social networks to enroll the participants had a good receptivity amongst the students, presenting several positive figures and being suitable to their needs. From the teachers' perspective regarding their experiences, suggestions of improvements were made, such as the development of shorter courses, highlighting the lack of infrastructure in the schools, availability of computer labs, poor Internet connection and the scarcity of technical support.Bilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Andréia PancheraTulha, Carinna Nunes2016-12-10T17:09:29Z2016-12-10T17:09:29Z2016-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis97application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171390porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-10T17:09:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-10T17:09:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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