METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte de Melo Figueiredo, Carina Adriele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Antonio José Figueiredo de, Felix, Nídia Mirian Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma proposta didática que envolve o uso das metodologias ativas na formação de professores na modalidade de ensino a distância – EAD. Tal pesquisa tem o objetivo de demonstrar que a utilização de novas práticas pedagógicas na EAD é possível, ainda que existam dificuldades para implementá-las. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa-ação executada em dois momentos: inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica dos principais temas e, posteriormente, amparados teoricamente pelos estudos mais recentes em metodologias ativas, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada de forma efetiva em turmas de formação de professores na modalidade a distância. A análise demonstrou que, apesar dos desafios encontrados no ensino a distância, impostos pelo afastamento físico dos participantes e pela dificuldade na comunicação síncrona, é possível realizar atividades com metodologias ativas e promover um ensino inovador e de qualidade.  
id UNIMES-1_29b2d9e577e6f53ba72398e9eea6880c
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/980
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIAEnsino; Educação; Educação a DistânciaMetodologias Ativas; Formação de Professores; Ensino a Distância.Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma proposta didática que envolve o uso das metodologias ativas na formação de professores na modalidade de ensino a distância – EAD. Tal pesquisa tem o objetivo de demonstrar que a utilização de novas práticas pedagógicas na EAD é possível, ainda que existam dificuldades para implementá-las. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa-ação executada em dois momentos: inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica dos principais temas e, posteriormente, amparados teoricamente pelos estudos mais recentes em metodologias ativas, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada de forma efetiva em turmas de formação de professores na modalidade a distância. A análise demonstrou que, apesar dos desafios encontrados no ensino a distância, impostos pelo afastamento físico dos participantes e pela dificuldade na comunicação síncrona, é possível realizar atividades com metodologias ativas e promover um ensino inovador e de qualidade.  Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaDuarte de Melo Figueiredo, Carina AdrieleOliveira, Antonio José Figueiredo deFelix, Nídia Mirian Rocha2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 168-18019826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980/966https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/980/428Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:29:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/980Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:29:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
title METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
Duarte de Melo Figueiredo, Carina Adriele
Ensino; Educação; Educação a Distância
Metodologias Ativas; Formação de Professores; Ensino a Distância.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
title_full METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
author Duarte de Melo Figueiredo, Carina Adriele
author_facet Duarte de Melo Figueiredo, Carina Adriele
Oliveira, Antonio José Figueiredo de
Felix, Nídia Mirian Rocha
author_role author
author2 Oliveira, Antonio José Figueiredo de
Felix, Nídia Mirian Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte de Melo Figueiredo, Carina Adriele
Oliveira, Antonio José Figueiredo de
Felix, Nídia Mirian Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação a Distância
Metodologias Ativas; Formação de Professores; Ensino a Distância.
topic Ensino; Educação; Educação a Distância
Metodologias Ativas; Formação de Professores; Ensino a Distância.
description Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma proposta didática que envolve o uso das metodologias ativas na formação de professores na modalidade de ensino a distância – EAD. Tal pesquisa tem o objetivo de demonstrar que a utilização de novas práticas pedagógicas na EAD é possível, ainda que existam dificuldades para implementá-las. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa-ação executada em dois momentos: inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica dos principais temas e, posteriormente, amparados teoricamente pelos estudos mais recentes em metodologias ativas, elaborou-se uma proposta didática para ser aplicada de forma efetiva em turmas de formação de professores na modalidade a distância. A análise demonstrou que, apesar dos desafios encontrados no ensino a distância, impostos pelo afastamento físico dos participantes e pela dificuldade na comunicação síncrona, é possível realizar atividades com metodologias ativas e promover um ensino inovador e de qualidade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980/966
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/980/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 168-180
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274039599104