Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulling, Tobias Tessmann
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94170
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010
id UFSC_98dfec4e858fd1bef45a31d2e465799f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94170
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciaisDesenho graficoMultímidia interativaProjetosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010A sociedade atual possui como característica uma cultura hedonista. A busca pelo prazer, em várias circunstâncias, passa a ocorrer no campo da hipermídia. Esta preocupação com a satisfação da individualidade leva a um questionamento acerca dos atuais métodos utilizados para o projeto de produtos, visto que não abrangem os anseios dos usuários em uma totalidade. Com o intuito de suprir esta lacuna, o design experiencial se propõe a delimitação de conhecimentos acerca de emoções, beleza, sig-nificado, prazer, experiência, aspectos que geralmente não são aborda-dos por uma visão tradicional de design. Como suporte, a hipermídia apresenta um grande potencial de interatividade, fornecendo ao designer uma gama de opções para o projeto de uma experiência. Estes elementos interativos tornam-se material de estudo para esta pesquisa, a fim de identificar elementos e variáveis que contribuam para o desenvolvimen-to de uma hipermídia experiencial e, por conseguinte, propiciar uma experiência agradável aos usuários. Este trabalho objetiva a delimitação de recomendações para a utilização do design experiencial em projetos de hipermídia, sendo dividido em 4 fases: levantamento bibliográfico a fim de propor um modelo de projeto experiencial; um estudo de caso de uma hipermídia experiencial, a fim de exemplificar a área de estudo; um questionário utilizando-se especia-listas, com o intuito de colher dados relacionados ao projeto de hipermí-dias experienciais e por conseguinte, uma pesquisa-ação com o propósi-to de aplicar e avaliar as recomendações propostas. Desta forma, espera-se contribuir para esta área do conhecimento, visando a valorização de produtos e serviços através do design experiencial aplicado à hipermí-dia.Modern society is characterized as a cult of hedonism. The search for pleasure, in many circumstances, is to occur in the field of hypermedia. This concern with the satisfaction of individuality leads to questions about the current methods used for product design, since it does not cover the users' voice in a whole. In order to fill this gap, the experien-tial design proposes the division of knowledge about emotions, beauty, meaning, pleasure, experience, aspects that are generally not covered by a traditional design. In support, hypermedia has great potential for inte-ractivity, providing the designer a range of options for the design of an experiment. These interactive elements become study material for this research to identify factors and variables that contribute to the develop-ment of a hypermedia experiential and therefore provide a user expe-rience. This work aims at the definition of recommendations for the use of ex-periential design in hypermedia projects, divided into 4 phases: litera-ture review to propose a model of experiential design, a case study of an experiential hypermedia in order to exemplify the study area using a questionnaire to experts, in order to collect data related to the design of hypermedia experiential and therefore an action research in order to implement and evaluate the proposed recommendations. Thus, it is ex-pected to contribute to this area of knowledge in order to value of prod-ucts and services through experiential design applied to hypermedia.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaMulling, Tobias Tessmann2012-10-25T07:15:19Z2012-10-25T07:15:19Z2012-10-25T07:15:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis214 p.| il., grafs., tabs.application/pdf279956http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94170porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:35:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94170Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:35:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
title Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
spellingShingle Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
Mulling, Tobias Tessmann
Desenho grafico
Multímidia interativa
Projetos
title_short Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
title_full Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
title_fullStr Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
title_full_unstemmed Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
title_sort Design experiencial, da teoria a práxis: recomendações para o projeto de hipermídias experienciais
author Mulling, Tobias Tessmann
author_facet Mulling, Tobias Tessmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulling, Tobias Tessmann
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho grafico
Multímidia interativa
Projetos
topic Desenho grafico
Multímidia interativa
Projetos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T07:15:19Z
2012-10-25T07:15:19Z
2012-10-25T07:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 279956
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94170
identifier_str_mv 279956
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412611723264