Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presser, Alexandra Teixeira de Rosso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169295
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_35dc618531184c12a9208dbde191615f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169295
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagemDesenho gráficoHistórias em quadrinhosMultímidia interativaObjetos de aprendizagemLeituraAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.Existe um crescimento no mercado de publicação para histórias em quadrinhos voltadas para públicos mais maduros nos últimos anos, bem como dos estudos acadêmicos a respeito do uso desta mídia para o ensino-aprendizagem de crianças. No entanto, pouco se percebe quanto o uso de histórias em quadrinhos para este mesmo fim com jovens e adultos. Há, também, uma popularização das HQs em ambientes hipermidiáticos, tendo em vista a massificação deste tipo de narrativa e a dificuldade de publicações impressas por motivos de logística e pouco interesse de editoras. Nesta perspectiva, o presente estudo procura identificar as contribuições da hipermídia na linguagem das histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem, por meio de uma pesquisa que utiliza um Objeto de Aprendizagem contendo HQs com elementos de hipermídia, criado exclusivamente para este fim. Em busca de um desenvolvimento mais satisfatório deste OA, um processo de refinamento sucessivo do material foi feito, com dois experimentos piloto realizados em 2014. A coleta final de dados foi realizada em duas fases: primeiramente por meio de um questionário, respondido por alunos de graduação e pós-graduação em Design, na UFSC, seguindo-se de um grupo focal com parte desses alunos, no primeiro semestre de 2015. Como resultado, percebeu-se uma receptividade muito positiva quanto ao uso de dois elementos hipermidiáticos nas HQs: textos complementares e gifs animados; e uma variação de opiniões quanto ao uso de vídeos e efeitos sonoros. De forma global, observou-se uma contribuição significativa na experiência de leitura e aprendizado dos alunos participantes da pesquisa.<br>Abstract : The comic books publishing market aimed at more mature audiences has been growing in recent years, as well as academic studies regarding the use of this media for children?s teaching and learning. However, little is observed as the comics? use for the same purpose for higher education. There is also a popularization of comics in hypermedia environments, considering the massification of this type of narrative and the logistical difficulty of printed publications and little interest from publishers. In this perspective, this study seeks to identify the contributions of hypermedia in the language of comic books for reading and learning experience, through a survey that uses a Learning Object containing comics with hypermedia elements, created exclusively for this purpose. In search of a more satisfactory development of this LO, the material was refined sucessively, with two pilot experiments conducted in 2014. The final data collection was conducted in two phases: first by means of a questionnaire answered by undergraduate and postgraduate students in Design at UFSC, followed by a focus group with them, in the first half of 2015. As a result, a very good reception was noticed on the use of two hypermedia elements in comics: complementary texts and animated gifs; and a range of opinions on the use of videos and sound effects. Globally, there was a significant contribution to reading and learning experience of the participants of the research.Braviano, GilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaPresser, Alexandra Teixeira de Rosso2016-10-19T12:38:57Z2016-10-19T12:38:57Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339059https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169295porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:38:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169295Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:38:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
title Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
spellingShingle Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
Presser, Alexandra Teixeira de Rosso
Desenho gráfico
Histórias em quadrinhos
Multímidia interativa
Objetos de aprendizagem
Leitura
Aprendizagem
title_short Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
title_full Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
title_fullStr Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
title_full_unstemmed Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
title_sort Contribuições da hipermidia nas histórias em quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem
author Presser, Alexandra Teixeira de Rosso
author_facet Presser, Alexandra Teixeira de Rosso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braviano, Gilson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Presser, Alexandra Teixeira de Rosso
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho gráfico
Histórias em quadrinhos
Multímidia interativa
Objetos de aprendizagem
Leitura
Aprendizagem
topic Desenho gráfico
Histórias em quadrinhos
Multímidia interativa
Objetos de aprendizagem
Leitura
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:38:57Z
2016-10-19T12:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339059
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169295
identifier_str_mv 339059
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652057759973376