O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Carla Giovana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_990d38fd8d7eb17761a60c23353766af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89057
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação tecnológicaMulheres nas profissOesRelações de gêneroEpistemologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA humanidade assistiu, no século XX, a um maior ingresso das mulheres em carreiras como a Física, a Matemática, a Química, a Biologia, a Medicina, a Engenharia e, num período mais recente, as Ciências da Computação. Esse ingresso, que coincide com a permissão legal em muitas sociedades para que estudassem em escolas de nível superior, poderia ter representado uma merecida valorização das idéias e do trabalho femininos, menosprezados durante oito mil anos de história da civilização. Em carreiras como a Engenharia e as Ciências da Computação, o processo de feminização - ou seja, do aumento do número de mulheres - ainda encontra diversos tipos de barreiras, resistindo a uma igualdade/ eqüidade de gênero. Na Medicina e na Biologia, por exemplo, a feminização não representou apenas um aumento em número, mas significou um ganho de espaço e status. Por que isso não aconteceu (ainda) na área tecnológica?Florianópolis, SCBazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Carla Giovana2012-10-22T16:18:03Z2012-10-22T16:18:03Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 f.| il., grafs., tabs.application/pdf229788http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:31:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89057Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:31:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
title O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
spellingShingle O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
Cabral, Carla Giovana
Educação
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Mulheres nas profissOes
Relações de gênero
Epistemologia
title_short O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
title_full O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
title_fullStr O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
title_full_unstemmed O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
title_sort O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
author Cabral, Carla Giovana
author_facet Cabral, Carla Giovana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Carla Giovana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Mulheres nas profissOes
Relações de gênero
Epistemologia
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Mulheres nas profissOes
Relações de gênero
Epistemologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T16:18:03Z
2012-10-22T16:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 229788
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057
identifier_str_mv 229788
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766754776285184