O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_990d38fd8d7eb17761a60c23353766af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89057 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação tecnológicaMulheres nas profissOesRelações de gêneroEpistemologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA humanidade assistiu, no século XX, a um maior ingresso das mulheres em carreiras como a Física, a Matemática, a Química, a Biologia, a Medicina, a Engenharia e, num período mais recente, as Ciências da Computação. Esse ingresso, que coincide com a permissão legal em muitas sociedades para que estudassem em escolas de nível superior, poderia ter representado uma merecida valorização das idéias e do trabalho femininos, menosprezados durante oito mil anos de história da civilização. Em carreiras como a Engenharia e as Ciências da Computação, o processo de feminização - ou seja, do aumento do número de mulheres - ainda encontra diversos tipos de barreiras, resistindo a uma igualdade/ eqüidade de gênero. Na Medicina e na Biologia, por exemplo, a feminização não representou apenas um aumento em número, mas significou um ganho de espaço e status. Por que isso não aconteceu (ainda) na área tecnológica?Florianópolis, SCBazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Carla Giovana2012-10-22T16:18:03Z2012-10-22T16:18:03Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 f.| il., grafs., tabs.application/pdf229788http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:31:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89057Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:31:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
title |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
spellingShingle |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC Cabral, Carla Giovana Educação Educação científica e tecnológica Educação tecnológica Mulheres nas profissOes Relações de gênero Epistemologia |
title_short |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
title_full |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
title_fullStr |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
title_full_unstemmed |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
title_sort |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
author |
Cabral, Carla Giovana |
author_facet |
Cabral, Carla Giovana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bazzo, Walter Antonio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Carla Giovana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Educação tecnológica Mulheres nas profissOes Relações de gênero Epistemologia |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Educação tecnológica Mulheres nas profissOes Relações de gênero Epistemologia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T16:18:03Z 2012-10-22T16:18:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
229788 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057 |
identifier_str_mv |
229788 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652297202302976 |