A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Elisa Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159654
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.
id UFSC_992fecc34e87226167277a3288e5bd9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159654
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Elisa SilvaRossetto, Adriana Marques2016-03-01T04:05:46Z2016-03-01T04:05:46Z2015337619https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159654Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.As três últimas décadas foram marcadas por diversos avanços relacionados às políticas urbanas brasileiras que iniciaram com a Constituição de 1988 e tomaram força com o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). Mais diretamente no campo da mobilidade urbana dois marcos são importantes, o Novo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) que inclui a visão da 'mobilidade' no lugar da antiga preocupação com o 'trânsito' e a recente Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). Entretanto, existe uma lacuna entre a legislação e a prática de forma geral e no Brasil, especificamente. No que diz respeito à mobilidade, a falta de definições políticas, a estrutura socioeconômica, a cultura existente e a dependência econômica da indústria automobilística, são frequentemente vistas como impedimento para o abandono ao automóvel particular nos deslocamentos urbanos. Outro aspecto que contribui significativamente com este cenário é a dificuldade técnica para viabilizar a mudança estrutural nas cidades. A pesquisa tem por objetivo geral analisar fatores que interferem na inserção da bicicleta como modo de transporte cotidiano nas cidades consolidadas contemporâneas de forma a oferecer subsídio aos processos de planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade. Para alcançar o objetivo geral proposto, os objetivos específicos e a metodologia correspondente consistem em: a) situar, através de pesquisa bibliográfica, a realidade das cidades em relação à mobilidade urbana; b) identificar contribuições e limitações do uso da bicicleta como modo de transporte cotidiano, tomando como base para pesquisa: livros, revistas, monografias, teses e publicações em meio virtual a respeito da temática; c) verificar a inserção do transporte cicloviário na política urbana brasileira, de forma a produzir uma espécie de inventário da legislação, programas e atribuições de cada esfera governamental; d) identificar, através de estudos de caso em três cidades que se destacam no desenvolvimento cicloviário, em diferentes escalas: Copenhague (Dinamarca), Bogotá (Colômbia) e Sorocaba (Brasil), fatores que possam interferir na inserção da bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea; e e) discutir possibilidades de intervenção diante da realidade existente. Os resultados encontrados oferecem subsídios para auxiliar no processo de planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade não motorizada em diversas cidades contemporâneas, que buscam a humanização dos espaços públicos e o desenvolvimento sustentável.<br>Abstract : Last three decades were traced by several technology advancement connected to Brazilian urban policies started with 1988 Constitution and become stronger with City Rule (Law 10.257/2001). In the case of urban mobility there are two important things: New Brazilian Traffic Code (Law 9.503/1997) which included the mobility view instead of the old concern with the traffic and the recent National Policy for Urban Mobility (Law 12.587/2012). However, there is generally a blank between the law and the rule especially in Brazil. About mobility, the lack of political definitions, the socioeconomic, the cultural structure being and the economic dependence on the automobile industry are usually seen as an impediment to abandon the private car in urban displacement. Another aspect that contributes meaningly with this scene is the technical difficulty to enable structural change in cities. This research mainly aims to discuss the bicycle inclusion as a daily transport way in the contemporary consolidated cities. To achieve the main objective, the specific objectives and the corresponding methodology consists in: a) to place through literature, the reality of contemporary cities in relation to urban mobility; b) to identify contributions and limitations of cycling as a daily transport way, based on research, books, magazines, monographs, theses and publications in the virtual theme research; c) to verify the bicycle transport inclusion in Brazilian urban policy, to produce a legislation inventory, programs and functions in each government sphere; d) to identify, through studies case in three cities that stand out in bicycle transport development at different scales: Copenhagen (Denmark), Bogota (Colombia) and Sorocaba (Brazil), factors that may interfere with the bicycle inclusion as a daily transport way in the contemporary city; and e) to discuss the possibilities of intervention on the existing reality. The results provide input to assist in the planning and management of non-motorized mobility systems in many contemporary cities, looking for the humanization in public spaces and sustainable development.204 p.| il., grafs.porArquiteturaBicicletasMobilidade urbanaTransporte urbanoPolítica urbanaA bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL337619.pdfapplication/pdf46093642https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159654/1/337619.pdf89858b704dcd722367654cc53cf04981MD51123456789/1596542016-03-01 01:05:46.464oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-01T04:05:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
title A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
spellingShingle A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
Rosa, Elisa Silva
Arquitetura
Bicicletas
Mobilidade urbana
Transporte urbano
Política urbana
title_short A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
title_full A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
title_fullStr A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
title_full_unstemmed A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
title_sort A bicicleta como modo de transporte cotidiano na cidade contemporânea : análise de casos
author Rosa, Elisa Silva
author_facet Rosa, Elisa Silva
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Elisa Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossetto, Adriana Marques
contributor_str_mv Rossetto, Adriana Marques
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura
Bicicletas
Mobilidade urbana
Transporte urbano
Política urbana
topic Arquitetura
Bicicletas
Mobilidade urbana
Transporte urbano
Política urbana
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T04:05:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-01T04:05:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159654
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 337619
identifier_str_mv 337619
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159654/1/337619.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89858b704dcd722367654cc53cf04981
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805181193781248