A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELLETTINI, MAYARA TEODORO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SOUZA, STEFANI DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190609
Resumo: Questões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na UFSC, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo como forma de política pedagógica de apoio à permanência nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. A iniciativa vai ao encontro do que postula o PNAES e está no escopo do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da UFSC. Assim, é possível inferir que a implantação da disciplina colabora como política de apoio pedagógico com vistas à redução nos índices de reprovação e contribuição para a permanência e sucesso na conclusão da formação de discentes.
id UFSC_9a1060e03d6c7c527948ff0eab0d50a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190609
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSCQuestões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na UFSC, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo como forma de política pedagógica de apoio à permanência nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. A iniciativa vai ao encontro do que postula o PNAES e está no escopo do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da UFSC. Assim, é possível inferir que a implantação da disciplina colabora como política de apoio pedagógico com vistas à redução nos índices de reprovação e contribuição para a permanência e sucesso na conclusão da formação de discentes.INPEAU/UFSC2018-10-17T20:36:33Z2018-10-17T20:36:33Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190609BELLETTINI, MAYARA TEODOROSOUZA, STEFANI DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T20:36:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-17T20:36:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
title A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
spellingShingle A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
BELLETTINI, MAYARA TEODORO
title_short A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
title_full A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
title_fullStr A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
title_full_unstemmed A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
title_sort A IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
author BELLETTINI, MAYARA TEODORO
author_facet BELLETTINI, MAYARA TEODORO
SOUZA, STEFANI DE
author_role author
author2 SOUZA, STEFANI DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELLETTINI, MAYARA TEODORO
SOUZA, STEFANI DE
description Questões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na UFSC, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo como forma de política pedagógica de apoio à permanência nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. A iniciativa vai ao encontro do que postula o PNAES e está no escopo do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da UFSC. Assim, é possível inferir que a implantação da disciplina colabora como política de apoio pedagógico com vistas à redução nos índices de reprovação e contribuição para a permanência e sucesso na conclusão da formação de discentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T20:36:33Z
2018-10-17T20:36:33Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190609
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652239229681664