Dificuldades de aprendizagem de estudantes na disciplina de cálculo I em cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Elian Jordan da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8735
Resumo: De acordo com resultados de inúmeras avaliações nacionais e internacionais(Sinaes, pisa, Enade), boa parte dos discentes de graduação, especialmente das áreas de exatas e de engenharias, tem certa deficiência no desempenho de disciplinas que precisam da manipulação algébrica, como o Cálculo I. Tal situação gera um desconforto nas instituições de ensino superior, pois, frente essa realidade, é possível que muitos alunos fiquem com suas matrículas retidas, em situação irregular nos cursos, o gera uma sobrecarga nas próximas turmas. Como alternativa, muitas instituições têm investido em programas de monitoria, de maneira a reforçar a aprendizagem dos discentes nesse tipo de disciplina. Entretanto, ainda assim, inúmeros problemas permanecem, porque, dentre outros aspectos, supomos, que essas dificuldades decorrem das limitações de aprendizagem na própria Educação Básica. Nesse sentido a pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que geram retenção e/ou reprovação na disciplina de Cálculo I do curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA ANGICOS-RN. Para responder a essa questão, investigamos as dificuldades de aprendizagem de discentes do ensino superior na disciplina de Cálculo I, através de questionários com 107 alunos no período avaliado foi setembro a novembro de 2022. Dentre as razões para tais dificuldades, destacam-se as limitações do Ensino médio de forma remota, a metodologia de ensino empregada pelos professores, uma estrutura curricular engessada, a necessidade de programas de monitoria e nivelamento para acompanhamento dos discentes matriculados na disciplina. No contexto pesquisado, destaca-se, também, a alteração de ensino na jornada acadêmica, que passou por um período pandêmico, no qual os alunos tiveram de realizar as atividades acadêmicas de forma remota ou hibrida, uma experiencia diferente da sala de aula convencional, o que pode ter afetado o rendimento acadêmico durantes os últimos anos. Este trabalho tem intuito de ampliar a visão para as pesquisas de soluções e medidas para melhor os índices de aprendizagem na disciplina de Cálculo I.
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