"O que eles pensam?! Eu não sou... Eu sou um ser humano!": sentidos de estudantes diagnosticados com deficiência intelectual acerca de suas vivências escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ruthie Bonan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193632
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling "O que eles pensam?! Eu não sou... Eu sou um ser humano!": sentidos de estudantes diagnosticados com deficiência intelectual acerca de suas vivências escolaresPsicologiaIncapacidade intelectualInclusão escolarDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Este trabalho de pesquisa objetiva compreender os sentidos dos estudantes diagnosticados com deficiência intelectual, que estudam em turmas comuns de escolas regulares, acerca das suas vivências escolares. Para isso, procurei identificar os sentidos que estes estudantes atribuem à escola, enquanto lugar de circulação e pertencimento social; os sentidos que estes estudantes atribuem ao aprender (aprendizagens escolares, conhecimento científico); e os sentidos que estes estudantes atribuem às relações que estabelecem com os envolvidos no processo educativo. Trata-se de uma pesquisa empírica e exploratório-descritiva que considerou o discurso de duas estudantes regularmente matriculadas na rede regular de ensino. Utilizar o discurso de estudantes diagnosticados com deficiência intelectual dentro da escola como meu território de pesquisa se coloca dentro de uma postura micropolítica, em que a luta pela polissemia da expressão se une à necessidade de construção de novos territórios educacionais que viabilizem novas formas de ser e estar no mundo e acolham a diversidade, valorizando as experiências individuais e a singularidade de cada processo. Para o levantamento de informações, utilizou-se observações participantes com registros em diário de campo, entrevistas semi-estruturadas em profundidade e um procedimento projetivo. As informações foram analisadas através do método de Análise de Discurso com base em Vigotksi. As participantes da pesquisa relataram vivenciar processos frequentes de invisibilização e negação, quando associados aos processos de ensino e aprendizagem; e de exclusão, decorrentes da ausência de cuidado/cooperação nas relações interpessoais no ambiente escolar. Associados a tais processos, emergiu muito sofrimento, apontando para a importância de se considerar o discurso de estudantes diagnosticados com deficiência intelectual para o questionamento e construção de novas práticas frente o seus processos de escolarização.Abstract : This research aims to understand the senses of the students diagnosed with intellectual disability, who study in common classes of regular schools, about their school experiences. For this, I tried to identify the meanings that these students attribute to their schools, as a place of circulation and social belonging; the meanings these students attribute to learning (school learning, scientific knowledge); and the meanings these students attribute to the relationships they establish with those involved in the educational process. This research work qualifies as being empirical and exploratory-descriptive and considered the discourse of two students regularly enrolled in the regular network of education. Using the discourse of students with intellectual disability within the school as my research territory is placed within a micropolitical posture, in which the struggle for polysemy of expression joins the need to construct new educational territories that enable new forms of being in the world and welcoming diversity, valuing the individual experiences and the uniqueness of each process. To collect information, participant observations were used with field diary records, depth semi-structured interviews and a projective procedure. The information was analyzed using the Speech Analysis method based on Vigotksi. The participants of the research had experienced frequent processes of invisibility and negation, when associated with teaching and learning processes; and exclusion, due to lack of care / cooperation in interpersonal relationships in the school environment. Associated with these processes, a great deal of suffering emerged, pointing to the importance of considering the discourse of students diagnosed with intellectual disability to question and construct new practices in relation to their schooling processes.Gesser, MariveteUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Ruthie Bonan2019-03-07T04:01:40Z2019-03-07T04:01:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il.application/pdf356121https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193632porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T04:01:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193632Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-07T04:01:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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